sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Morre Nelson Mandela, ícone da luta contra o Apartheid

O líder sul-africano, que já vinha com a saúde debilitada, faleceu aos 95 anos, em sua residência, na cidade de Johannesburgo


Nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, morreu Nelson Mandela, um dos maiores símbolos de paz e combate ao racismo do mundo. A morte do líder foi comunicada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

O líder sul-africano, que já vinha com a saúde debilitada, faleceu aos 95 anos, em sua residência, na cidade de Johannesburgo.

Nelson Rolihlahla Mandela (nascido como Rolihlahla Dalibhunga Mandela) era natural de uma tribo da África do Sul onde viveu na infância e adolescência.

Ele é considerado o maior líder da África Negra, sendo reconhecido mundialmente por sua luta contra o regime racista do Apartheid, regime instituído pelo governo sul-africano no final da década de 1940, que restringia aos negros e indianos serviços como educação e saúde, oferecendo-os de forma precária em comparação aos brancos. 
Mandela já recebeu várias honrarias em homenagem à sua luta, como o Nobel da Paz. Além disso, ele presidiu a África do Sul de 1994 a 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário