quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Conheça 3 desafios da gestão de uma Empresa Familiar

Essas organizações representam uma boa parte dos negócios atuantes no Brasil

Conheça 3 desafios da gestão de uma Empresa Familiar
Foto: Shutterstock
De acordo com dados do IBGE e do Sebrae, as empresas familiares representam mais 90% dos empreendimentos no país. Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC mostra que 75% dessas empresas fecham após serem sucedidas pelos herdeiros. Esse dado é preocupante, principalmente no cenário onde 9 em cada 10 empresas são familiares, e impactam diretamente na economia do país, já que representam 65% do PIB e empregam 75% de trabalhadores.

A característica principal desse tipo de empresa é ter sua fundação e administração na responsabilidade de familiares e, na maioria das vezes, grande parte do quadro de funcionários é composto por parentes em comum que contribuem com suas habilidades e competências para o sucesso organizacional. Alguns conflitos surgem no decorrer da caminhada de gestão de um negócio familiar, geralmente mais do que em empresas de outra natureza. Confira abaixo os principais desafios da gestão de uma Empresa Familiar

Descentralização administrativa 

A descentralização administrativa é fundamental para construir uma gestão mais participativa, que resulta em maior comprometimento e engajamento dos funcionários. Quando as funções administrativas da empresa são centralizadas em uma única pessoa, ela não pode se ausentar para não colocar os negócios em risco. Se é assim na gestão, imagina na sucessão?

Inovação

Um dos grandes desafios para um negócio familiar é inovar. Geralmente, uma empresa dessa natureza é gerenciada como uma família, voltada para o emocional, não tem uma visão orientada às estratégias de mercado, o que acaba resultado em um desempenho inferior às empresas de outra natureza. Para driblar esse desafio e conseguir destaque no mercado, a empresa familiar deve valorizar a inovação, adequando-se a tecnologia e as novidades no setor em que está inserida. 

Balancear a relação entre negócio e família 

Nesse tipo de empresa, as relações familiares podem ser o maior desafio e, ao mesmo tempo, a maior conquista que ela pode ter. Para administrar essa dualidade, é preciso identificar e investir no potencial de cada membro de forma objetiva e baseada em conhecimentos de gestão organizacional, executando simultaneamente uma postura diplomática e conciliadora para evitar que essas escolhas gerem conflitos. Nesse sentido, as relações familiares servem para alavancar o negócio em vez de prejudicá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário