
Uma das melhores coisas em ser um gestor é quando você contrata alguém novo que é incrível. Seu novo contratado entra de cabeça e resolve problemas, constrói relacionamentos e pensa em novas ideias. Em suma, você não poderia esperar um funcionário melhor.
Por outro lado, uma das piores coisas é quando você contrata alguém novo que é terrível. Seu novo contratado não pode lidar com a carga de trabalho, reclama de tudo e arrasta todo o departamento para baixo.
Esta é uma contratação fracassada.
Quando você acerta na loteria com a contratação perfeita, você quer manter essa pessoa firmemente em sua empresa. Quando você pega um ovo podre, você quer forçar a saída dele o mais rápido possível. O que tende a acontecer é que o mau funcionário permanece para sempre e o bom tem grande risco de seguir em frente para outras oportunidades em poucos anos.
Felizmente, você pode atacar ambos os problemas, oferecendo oportunidades para seus funcionários – bons e ruins – crescerem profissionalmente e pessoalmente. Veja como.
Não tire proveito de quem trabalha duro
É muito tentador apenas continuar empilhando o trabalho sobre fulano, porque você sabe que ele vai fazê-lo… e fazê-lo bem. Como resultado, no entanto, ele acaba sem tempo para aprender novas habilidades e melhorar seus relacionamentos fora do trabalho. Ele está ocupado demais fazendo todo o trabalho, o tempo todo.
Em vez disso, considere cuidadosamente as suas atribuições e certifique-se que você não está acidentalmente punindo a este funcionário esforçado delegando a ele todas as piores tarefas só porque você sabe que ele vai dar conta de fazê-las.
Delegue a estes funcionários tarefas difíceis, mas não as tarefas difíceis que são também tediosas, e sim aquelas que ajudarão o membro da equipe a se desenvolver e crescer. Deixe claro quando você atribuir tarefas, que você está lá para ajudar e que você sabe que é uma forma de fazer com que ele se desenvolva. Funcionários capazes, que trabalham duro, prosperam com este tipo de coisa.
Não ceda ao mau trabalhador
Quando você sabe que João vai fazer a tarefa sem pensar duas vezes, por que dar a tarefa a Carlos?
Bem, porque você o contratou e é o seu trabalho, na condição de gestor, ajudá-lo a ter sucesso. Então, atribua a Carlos tarefas ou projetos e, então, trabalhe com ele para se certificar de que ele os termine.
Considere que talvez seu funcionário faz um trabalho ruim, apenas porque ele não sabe como fazer um bom trabalho. Se você ensinar, há uma boa chance de que ele se desenvolva e se torne um bom colaborador.
Forneça orientação formal
Todo mundo precisa de um mentor – tanto os funcionários de alto desempenho quanto aqueles com desempenho inferior. Seu funcionário com bom desempenho pode passar para o próximo nível com a ajuda de um bom mentor. Seu funcionário ruim pode ganhar velocidade com alguma orientação clara.
Às vezes, você pode fornecer orientação formal com um mentor, e às vezes você pode fornecer orientação através de um programa de treinamento organizacional. De qualquer maneira funciona, e qual será melhor depende das necessidades da sua empresa e personalidade individual de cada funcionário.
Recompense o funcionário com bom desempenho
Uma das piores coisas que você pode fazer com um bom funcionário é ignorar seus sucessos. Você não quer que João arrume um novo emprego porque você não deu o suporte necessário, por não ter elogiado (de maneira pública e particular) e você não ter dado condições para seu desenvolvimento.
Tente agir de forma diferente. Descubra como o sucesso contínuo de João pode permitir-lhe crescer também. Na medida em que ele cresce e se desenvolve, ele pode assumir tarefas de nível mais alto, liberando você para ter condições de desenvolvimento em sua própria carreira.
E o que dizer de Carlos, o funcionário com fraco desempenho? É mais do que importante que ele veja recompensas por sucessos, não importa quão pequenos. Quando ele vê que é capaz de fazer as coisas bem feitas, ele estará mais inclinada a continuar tentando alcançar mais sucesso. Ele vai começar a crescer e pode se tornar um membro valioso da equipe.
Não se esqueça do crescimento pessoal
Sim, seu principal objetivo como um empregador é o sucesso de sua empresa ou departamento, mas se sua equipe não sente que estão crescendo como pessoas, eles não se importarão muito com o lucro da empresa. Certifique-se de permitir que seus funcionários tenham tempo para eles mesmos – para que eles se tornem quem e o que querem se tornar.
Um verdadeiro líder garante que seus funcionários progridam em suas carreiras e em suas vidas. Esta é sempre a responsabilidade principal – ao lado de alcançar os objetivos financeiros. É o que o diferencia de um chefe comum.
Autora: Suzanne Lucas
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/crescimento-dos-funcionarios/
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