
Perder funcionários é sempre difícil, pois você terá que enfrentar a tarefa de entrevistar e contratar novos candidatos. O tempo e o esforço, para não mencionar o treinamento, podem custar precioso tempo e dinheiro de sua empresa. Embora a posição precise ser preenchida, o processo pode ser uma dor de cabeça.
Embora a perda inesperada de um funcionário seja difícil de antecipar, criar a atmosfera certa em sua empresa irá ajudá-lo a manter sua equipe. Ao tomar o tempo para contratar as pessoas certas, você vai aumentar a sua taxa de retenção de funcionários. Aqui estão quatro maneiras de atingir esta meta:
1. Seja Específico
Em primeiro lugar, e mais importante, quando se trata de contratação de funcionários, seja específico sobre quem você escolhe para trabalhar em sua empresa. Pelo fato de o processo de contratação poder ser tão demorado, pode ser fácil contratar rapidamente alguém sem fazer uma verificação de antecedentes ou tomar o tempo para ligar para seus antigos empregadores e referências listadas para obter mais informações sobre quem eles são tanto como pessoa quanto como funcionários.
Ao não ser seletivo, é provável que você vá acabar contratando alguém que não é adequado para a sua empresa, o que pode levá-lo a sair dentro de alguns meses, ou pior ainda, ter que mandá-lo embora porque ele não se encaixa na cultura da sua empresa. Fazer o seu melhor para contratar os funcionários certos para a sua empresa vai ajudar a reduzir a sua taxa de rotatividade.
2. Proporcione Oportunidades
A razão pela qual muitos funcionários deixam seu trabalho atual não é necessariamente porque eles estão insatisfeitos com a empresa em si. Normalmente, um funcionário deixa um cargo porque recebeu mais oportunidades em outra empresa. Uma das melhores maneiras de manter seus funcionários é oferecer-lhes grandes benefícios e oportunidades. Embora as pequenas empresas podem não ter orçamento para oferecer aos funcionários a mesma quantidade que uma empresa maior, fazer o seu melhor para oferecer a seus funcionários o melhor que puder vai ajudar a mantê-los por perto.
3. Promova uma Atmosfera Inclusiva
Uma das melhores maneiras de manter as pessoas na sua empresa é promover uma atmosfera orientada para o funcionário. Você não só quer que eles estejam motivados e se sintam confortáveis no trabalho, mas também é importante ser o mais comunicativo com eles quanto possível. Se um funcionário sente que não tem um papel ativo na missão geral da empresa, ele pode sentir que seu trabalho é braçal e inútil. No entanto, se um funcionário é tratado com respeito, ele provavelmente terá um desempenho melhor no trabalho.
4. Permanecer Fiel a seus Valores
Uma empresa sem escrúpulos que ultrapassar certos limites para chegar ao topo pode alienar os funcionários éticos. Funcionários bons e esforçados querem trabalhar para uma empresa que mantém o compasso moral. Mantenha-se fiel aos seus valores empresariais, nos bons e maus momentos que sua empresa irá enfrentar. Isso vai mostrar a seus funcionários que este negócio é uma empresa respeitável que não vai se comprometer em face da adversidade.
Estas quatro dicas podem ajudá-lo a manter seus funcionários felizes, motivados e na empresa por muitos anos.
Autor: Miguel Salcido
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/retencao-de-funcionarios/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=6438942f18-Recursos_E_Humanos_22_10_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-6438942f18-107145465
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