sexta-feira, 12 de junho de 2015

Um brilho na Gestão de Pessoas!

Um olhar diferenciado para a Gestão de Pessoas que resulta em ações eficazes para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. É desta forma que a Bombril - empresa presente há quase 70 anos no mercado e que atua no segmento de soluções de limpeza - tem direcionado suas atenções para valorizar os talentos internos. Nos últimos dois anos, pode-se dizer que a companhia passou por grandes transformações, a começar pela mudança do nome do setor de Recursos Humanos que hoje se chama área de Desenvolvimento Organizacional & Carreira.
De acordo com Cintia de Cássia Sant'Ana, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional & Carreira, atualmente a Bombril conta com quatro pilares que solidificam as ações em Gestão de Pessoas: Olhar 360º, Saber pra valer, Vem crescer com a gente e Uma só voz. Dentro de cada pilar, temos programas específicos.
Dentro do pilar Vem crescer com a Gente, existem programas que estão relacionados diretamente ao desenvolvimento das lideranças:
1 - Mulheres em Foco - Tem o objetivo de desenvolver mulheres para assumirem cargos de liderança. A meta na empresa é aumentar o número de mulheres em cargos de liderança e a Bombril está desenvolvendo seus talentos femininos para isso. O programa acontece durante oito meses e o resultado até agora, é que 50% do grupo foi promovido.
2 - Oficina de Líderes - Essa ação foi criada para profissionais da área industrial, que tem potencial para assumirem a liderança. O programa acontece durante o ano todo, com um grupo específico de profissionais. Esta proposta conta com dois módulos.
3 - PDC - O Programa de Desenvolvimento Contínuo foi criado exclusivamente para o desenvolvimento de profissionais que já ocupam cargos de liderança (coordenadores, supervisores, gerentes e diretores). Este programa promove encontros bimestrais que abordam diversos temas relacionados à Gestão de Pessoas, liderança, desempenho, indicadores etc.
Ao ser indagada sobre as razões que levaram a Bombril a investir nestas iniciativas, Cintia de Cássia Sant'Ana declara que o principal motivo foi a preocupação que a companhia tem com as pessoas, com a carreira, com o clima organizacional, uma vez que a cultura da Bombril acredita que todas essas ações proporcionam um melhor ambiente de trabalho. Vale salientar que todos os líderes são convocados a participarem das referidas iniciativas e caso não possam participar por algum motivo específico, eles devem se justificar. "A empresa valoriza as horas de desenvolvimento, é uma prioridade para nós. Colhemos bons resultados após a implantação dos programas, como diminuição do turnover, por exemplo", cita a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional & de Carreira, ao acrescentar que a coordenação dos programas está sob a responsabilidade dela, mas que alguns encontros são realizados com consultorias parceiras.
Equipe que reforça a Gestão de Pessoas da Bombril
Comunicação Interna - É importante lembrar que a comunicação dos programas direcionados aos líderes da organização aconteceu da seguinte forma: primeiramente, a área de Desenvolvimento Organizacional & Carreira apresentou a proposta à diretoria da companhia para que ocorresse a validação e a aprovação da mesma. Em seguida, ocorreu divulgação para toda a Bombril por veio do canal Nosso Brilho - um veículo de comunicação interna que vem através de murais , e-mail e revista.

Quando questionada se a área de Desenvolvimento Organizacional observou algum tipo de resistência dos líderes em relação às ações de desenvolvimento, Cintia de Cássia Sant'Ana relembra que bem no início foram observados alguns sinais de "oposição". "Porém, após muitas conversas e alinhamento, ficou claro que o interesse não era expor ninguém, e sim, fazê-los brilhar cada vez mais. E isso acontece. Valorizamos e reconhecemos os profissionais, motivando-os a fazer cada vez mais um trabalho melhor. A gestão é muito próxima, tanto da diretoria e da presidência que incentivam a todos e entendem a importância da nossa atuação, como da área de Desenvolvimento Organizacional, que acompanha, dá feedback e orienta. Somos parceiros", sinaliza.
Impacto na Carreira - Outro aspecto dos programas direcionados ao desenvolvimento dos líderes, é que esses impactam diretamente nas ascensão profissional dos talentos, uma vez que ficam mais claras as competências que o profissional possui, pois eles próprios começam a se avaliar, entender os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, e a mudança de atitude é evidente. A maioria dos líderes da Bombril foi recrutada internamente, vale mencionar.
Mensuração de Resultados - Como não poderia ser diferente, a Bombril mensura os investimentos que são realizados no desenvolvimento dos líderes. Nesse sentido, a companhia realiza essa mensuração através do índice de Aproveitamento Interno (promoções), pela diminuição do turnover e via PDI - Plano de Desenvolvimento Individual. "Passamos de um tempo médio de treinamento da nossa liderança de 7 horas em 2013, para 33 horas em 2014", reforça Cintia de Cássia Sant'Ana.
Benefícios - Em relação aos benefícios gerados pelas ações direcionadas às lideranças, a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional & Carreira da Bombril explica que a mais destacada é a satisfação que os colaboradores sentem em trabalhar na companhia, em virtude de constatarem que existe a valorização profissional, maior retenção de talentos, presença de equipes mais comprometidas com a empresa e os resultados.

Por fim, Cintia de Cássia Sant'Ana sinaliza sobre a importância de se investir no desenvolvimento contínuo dos líderes, frente a um mercado cada vez mais competitivo. "É a comprovação na prática do nosso discurso. Realmente acontece e as pessoas percebem a importância das ações para o seu desenvolvimento e também de suas equipes", conclui.

Fonte http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Materia/9862/um-brilho-na-gestao-de-pessoas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário