Eu sei o que você está pensando. “É minha empresa; eu sou o dono, eu dou as ordens por aqui, e não vou ter um funcionário dizendo como administrar meu negócio”.
Brincadeiras à parte a maioria dos empresários pode se surpreender com a ideia de permitir que seus funcionários tenham liberdade para definir suas próprias descrições de cargo. Muitos empresários, sem dúvida, serão céticos quanto a isto. Mas acredite, não é algo tão estranho quanto parece. Consigo pensar em pelo menos três situações nas quais deixar os funcionários escreverem suas próprias descrições de cargo pode ser algo benéfico, tanto para o funcionário quanto para o empregador.
Vejamos cada uma:
1. Você está muito ocupado?
Hoje em dia somos todos pressionados a fazer mais do que damos conta, o que significa que não deve ser surpresa para você a quantidade de gestores e funcionários sobrecarregados no mundo. Estudos mostram que 3 em cada 4 pessoas, pelo menos nos Estados Unidos trabalham mais de 40 horas por semana. E este problema de sobrecarga cresce a cada dia em microempresas. De acordo com estudos, empresários trabalham sessenta e três por cento mais que a média dos trabalhadores.
Então, se você está muito ocupado para preparar descrições de cargo, porque não delegar esta tarefa a seus funcionários e deixá-los preparar e atualizar suas próprias descrições anualmente? (Elas serão, obviamente, sujeitas à sua aprovação)
2. Seus funcionários estão entediados?
Estudos mostram que 4 entre 5 funcionários estão desengajados no trabalho, o que indica que estão, de certa forma, entediados com seus empregos, em maior ou menor grau. Uma boa parte destes trabalhadores também estão subempregados, o que significa que estão realizando trabalhos muito abaixo de sua capacidade (considerando sua qualificação profissional). Por que não permitir que funcionários em tais situações criem suas próprias descrições do “cargo dos sonhos” para você, a fim de lhe dar uma ideia do que realmente os motiva. E, na medida do possível, você poderia tentar satisfazer seus desejos, aumentando seus níveis de engajamento. Você está obtendo feedback gratuito e ao mesmo tempo economizando tempo.
3. Você está fazendo contratações ruins?
A empresa Kiip, uma start-up de publicidade móvel, possui uma forma interessante de contratação, que pede aos candidatos que escrevam suas próprias descrições de cargo referentes ao emprego que querem ter. Em termos simples, se a descrição do cargo coincide com o que eles estão procurando, o candidato possui um bom potencial. Não seria útil contar com isso em seu negócio no momento da contratação? Você não gostaria de ter os candidatos escrevendo suas descrições de cargo, a fim de saber quão antenados e informados eles estão sobre seu negócio e suas prioridades? Eu acho que esta seria uma ideia muito útil no processo de contratação.
Enfim, estas são pelo menos três situações em que você pode claramente adotar um sistema em que os funcionários escrevem suas próprias descrições de cargo, e tornar isto benéfico ao seu negócio. Será que você consegue pensar em mais algumas?
Autor: Kazim Ladimeji
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/descricoes-de-cargo-funcionario/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=97d6cdb57e-Recursos_E_Humanos_12_06_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-97d6cdb57e-106172596
Nenhum comentário:
Postar um comentário