Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Por que sua pesquisa organizacional é um desperdício de tempo

Imagine a surpresa deles

“Todo o departamento concordava, veladamente, em nunca apontar nada que não fosse positivo nessa maldita pesquisa!”
Eu estava conversando com Joan, funcionária de um grande prestador de serviços médicos, e essa foi sua resposta definitiva para a última rodada de pesquisas com os funcionários destinada a melhorar o moral e a motivação.
Para piorar, a gerência e os líderes executivos nem tinham ideia que suas tentativas haviam provocado exatamente o oposto do que eles propunham.
Costumo escrever regularmente sobre como motivar seus funcionários, mas este caso foi um desastre:
A moral do time estava muito pior e sua dedicação muito menor, do que se seus supervisores não tivessem feito absolutamente nada.

O que aconteceu?

Se você já esteve em uma organização de 30 ou mais pessoas, você provavelmente já encontrou algum tipo de pesquisa com os funcionários.
Quando estou trabalhando com uma organização, eu posso ter uma boa noção de sua saúde, pela forma com que a equipe responde a uma pesquisa. Em muitos lugares, a resposta é cínica como “Ah, que bom, outra chance de ser ignorado!”
Joan descreveu a pesquisa em sua organização:
“Eles fizeram algumas boas perguntas e nós partilhamos ideias de como fazer as coisas melhorarem, mas eles ignoraram todas estas questões, e nos fizeram gastar mais tempo em uma força-tarefa para adotar medidas cosméticas e por ordem nas mesas.”
“Como recompensa por ter lhes dado um bom feedback, que melhoraria a eficiência e a rentabilidade – fomos ignorados e recebemos trabalho extra, tendo que redecorar o departamento”.
Ela suspirou frustrada. ”Isso é tão estúpido! Fomos ignorados e punidos… e nós realmente tentamos ajudar”.

Sua Pesquisa Organizacional é uma perda de tempo?

Imagine estar tomando um café com um amigo, que lhe pede um feedback a respeito de seu website.
Você para por um momento, observa, elogia o layout, o esquema de cores, e sugere que ele torne as informações de contato mais proeminentes.
Agora imagine que, em resposta aos seus comentários essenciais, seu amigo olha para você, se levanta, vira às costas e deixa a cafeteria sem dizer nenhuma palavra.
Como você se sentiria?
Insultado? Ofendido? Com raiva? Talvez preocupado com seu relacionamento?
É exatamente como o seu pessoal se sentiria se você lhes solicitasse um feedback e depois os ignorasse.
A primeira coisa que irá fazer sua Pesquisa Organizacional ser uma perda de tempo é a incapacidade de dar um retorno.
Se você perguntar às pessoas suas opiniões, é vital que você reconheça suas contribuições.
Você pode não ser capaz de contemplar todas as sugestões recebidas, mas se você não valorizar as respostas e for transparente sobre o porquê você está fazendo o que está fazendo, pode dar adeus a sua credibilidade como líder.
Não desperdice o tempo deles!
Aqui estão algumas diretrizes para uma Pesquisa Organizacional eficiente:
  • Torne-a curta (10-15 minutos para ser concluída);
  • Faça-a de maneira concisa: foque em uma situação, ou projeto específico;
  • Somente faça perguntas para as quais você verdadeiramente queira respostas (Não pergunte se eles estão contentes com seus salários se souber que estão congelados há dois anos. Sim… Eu vi isso acontecer!);
  • Como parte da pesquisa, deixe claro quando as pessoas poderão esperar um retorno;
  • Dê o retorno quando você disse que o faria. Agradeça, sinceramente, pelo feedback;
  • Não puna seu pessoal pelo feedback. Se você não tiver certeza quando sua reação poderá soar como uma punição, procure uma segunda ou terceira opinião. (Conselho: fazer as pessoas trabalharem mais para resolver um problema de sua responsabilidade é uma péssima ideia);
  • Tome atitudes visíveis rapidamente, onde for possível;
  • Onde você não puder agir, explique o porquê. Quando você expõe argumentos que pessoas não conheciam, você da a elas a chance de ajudá-lo a resolver o problema.

Sua vez

Quando bem feitas, Pesquisas Organizacionais são uma oportunidade de você demonstrar sua preocupação com o pessoal, e obter as opiniões e informações vitais das pessoas que estão suficientemente próximas das questões para poder ter boas ideias.
Como você garante que sua Pesquisa Organizacional não é uma perda de tempo?
Eu gostaria muito de conhecer a suas ideias nos comentários abaixo!
Autor: David M. Dye

Nenhum comentário:

Postar um comentário