segunda-feira, 22 de julho de 2013

As vantagens de ter um chefe ruim

Então você tem o chefe do inferno? Parece que muita gente já teve essa experiência. Um estudo recente afirma que 65% dos americanos gostaria de um chefe melhor – quase o dobro do que gostaria de receber um aumento de salário. Aqui estão algumas queixas típicas sobre “chefes ruins” que já ouvi.
  • Leva o crédito por suas realizações de seus subordinados;
  • Lança projetos a você sem explicá-los, e, em seguida, explica que seu trabalho está “tudo errado” quando você traz de volta o resultado;
  • Grita, ataca, e ameaça você;
  • Faz microgerenciamento;
  • É inacessível quando você precisa de ajuda;
  • Favorece alguns funcionários prediletos;
  • É excessivamente exigente e não honra seus limites de trabalho e vida.

Uma maneira diferente de olhar para a situação

A experiência de estar com um mau chefe pode ser frustrante, mas há uma fresta de esperança – é também provação valiosa para o seu próprio aprendizado e crescimento como um líder. Se você está preso a um chefe ruim, aqui estão algumas maneiras para tirar proveito de sua situação.
Aprenda como NÃO se comportar - O que dos comportamentos e atitudes do seu chefe que você não gosta dizem sobre como você deve operar a si mesmo? O que você pode aprender sobre os seus próprios valores de liderança?
Saiba quais são as qualidades para recompensar e desenvolver em seus próprios subordinados - Os tomadores de decisão na sua organização permitiram que o seu chefe chegasse onde ele está. Ele foi recompensado por suas boas qualidades, e seus maus comportamentos foram ignorados. Não continue este padrão. Ajude as pessoas que você está treinando a reconhecer que o comportamento é tão importante quanto o resultado e dê feedback / treinamento quando você perceber algum comportamento que preocupe.
Obtenha uma visão mais clara sobre o que irrita você – O que tem no comportamento do seu chefe que te deixa maluco? Como isso pode lhe dar uma visão mais clara sobre suas próprias áreas de crescimento? Normalmente, nos sentimos irritados quando nossas necessidades estão ameaçadas. Talvez o seu chefe tenha um estilo oposto ao seu, com pontos fortes e fracos opostos, e você não valoriza as qualidades que são seus pontos fortes. Você está suficientemente tolerante com estilos complementares ao seu próprio? Ou talvez você reconheça algumas qualidades no seu chefe que você não gosta em si mesmo.
Aprenda como manter seus limites - Para situações interpessoais estressantes onde o comportamento de outra pessoa é agressivo e fere você, os médicos sugerem o “escudo de invulnerabilidade.” Imagine um escudo de plástico que desce ao seu redor quando o mau comportamento começa, que o protege e lembra que o comportamento do chefe é sobre si mesmo, e não sobre você.
Aprenda que você precisa para ser seu próprio autodefensor - Esta experiência pode ser um presente se ela ensina que você precisa confiar em si mesmo para gerenciar sua carreira e defender seus interesses. Isso pode envolver aprender a manter sua posição sobre situações que você tem uma forte opinião, ou trazer à tona suas preocupações com o seu chefe de uma maneira não-suicida.
Aprenda a ver as coisas do ponto de vista do outro - É possível que seu comportamento esteja contribuindo para a tal reação do chefe? Normalmente, os maus comportamentos dos executivos são movidos por algum resultado desejado. Tente entender seus interesses e o que ele está tentando realizar, mesmo que ele esteja fazendo más escolhas sobre como atingir esses objetivos. Você pode dar-lhe mais ajuda ou apoio, ou se comunicar com ele de forma diferente, ou fazer mais perguntas para garantir que entendeu suas expectativas?
Aprenda que a autoridade não confere magia especial sobre uma pessoa - Podemos olhar para a situação através de lentes diferentes. Existe realmente uma epidemia de maus patrões? Embora alguns chefes sejam verdadeiramente provocadores, geralmente, são simplesmente seres humanos falhos e imperfeitos, como nós mesmos somos. O verdadeiro problema poderia ser o fato de que esperamos que os nossos patrões sejam perfeitos, para atender todas as nossas necessidades com relação a eles?
Aprenda a não aceitar ficar de mãos amarradas – Às vezes, parte de nós simplesmente gostamos de ter algo para reclamar. Mas isso nos impede de dar um passo para trás para descobrir o que não nos é aceitável, e tomar medidas para lidar com isso. A ação pode envolver a negociação de um novo caminho para o trabalho com seu chefe, ou ajudando-o a ver o impacto do seu comportamento.
Você pode tentar todas estas estratégias, e ainda, no final das contas, decidir sair da relação de trabalho com o seu patrão. No entanto, você vai fazê-lo sabendo que você fez todo o possível para salvar a situação, e aprendeu algumas habilidades que poderão ser relevantes em outros ambientes de trabalho.
Autora: Joan Kofodimos

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