
Neste final de semana li um artigo do Seth Godin que fala sobre algo muito similar:
A pessoa que define sua fila de atividades é dona de seu melhor trabalho.
Lá vai mais uma hora. Uma hora respondendo mensagens de pessoas que não posso ajudar, olhando estatísticas que não interessam, pensando em problemas que não são minha prioridade, e aguardando uma resposta quando eu deveria estar criando.
Escolha cuidadosamente. É provavelmente a mais importante decisão que tomamos a cada dia.
Obviamente não tenho a capacidade de síntese do Seth Godin, que consegue dar uma aula com meia dúzia de frases, mas existem 3 pontos chaves que devemos refletir cuidadosmente:
1. O dono de seu trabalho.
Suas atividades são definidas por você ou por um terceiro com seus próprios interesses? Mesmo que você trabalhe em uma organização e tenha um superior hierárquico, você tem a obrigação de garantir que seu trabalho esteja direcionado a seus objetivos de carreira. Caso contrário, estará consumindo seu tempo para o benefício exclusivo dos demais, sem gerar evolução pessoal e profissional.
2. Aguardar respostas x criação
Quando alguma situação de escolha ou dúvida surge em sua vida, o que você faz? “Delega” a solução para outro e fica aguardando, ou toma uma atitude para encontrar sua própria saída? A “criação” é uma das principais características de pessoas de sucesso, que não ficam estagnadas e criam uma realidade que esteja alinhada com seus interesses e objetivos.
3. O poder da escolha
Tudo são escolhas na vida. Se observarmos cuidadosamente, a cada instante estamos tomando decisões, abandonando uma opção para seguir outra. Isto inclui nosso tempo… você está fazendo continuamente as escolhas que o levam a seus objetivos? Ou está apenas seguindo as escolhas de terceiros?
Como você encara estas 3 questões? Você se pauta pela agenda dos demais ou por seus próprios objetivos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário