Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Quanto vale uma certificação?


Antes de pensar em conquistar uma certificação que caracterize as atividades sustentáveis da empresa é importante identificar o motivo para se ter uma. Se o interesse for o de apenas obter um logo para usar nas peças de marketing ou para valorizar a imagem da marca é melhor colocar esse projeto de lado ou reformulá-lo. Isso porque a conquista de uma certificação precisa partir do interesse de melhorar a empresa, de torná-la mais eficiente, segura e sustentável.
Digo isso, pois algumas esquecem desses detalhes quando batem na porta de uma consultoria especializada em certificação. Infelizmente, essas empresas não estão preparados para todas as etapas que a certificação exige e, no meio do caminho, acabam apelando para alternativas que possam encurtar o caminho.
O resultado é um selo que valoriza a marca, mas não a operação. Fica-se com uma aparência de carro elétrico, mas um motor de Fusca. E a tática até funciona por um certo período, mas não se mantém, porque as mudanças adotadas apenas alteram processos, mas conservam a mesma cultura. Por isso, vale pensar que uma certificação de sustentabilidade só é válida quando inserida no núcleo da empresa e fragmentada para os demais setores, sem exceções. Em outras palavras, uma certificação não pode ser vista como uma ferramenta para a melhoria de uma único departamento, mas como um processo de reeducação de toda a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário