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quinta-feira, 11 de abril de 2013

E os Objetivos?


Objetivos e força de vontade
Como empreendedores, nos deparamos com situações de difícil superação.
Isto inclui erros, problemas com sócios, funcionários e clientes, resultados abaixo do esperado, ou outras supresas desagradáveis que não prevíamos.  Empreender é lidar com o desconhecido, com o incerto.  Situações fora do planejado são normalmente a regra, não a exceção, e com frequência costumam ser negativas.
Nestes momentos, podemos perder o foco, perder a força de vontade, e entrar em um círculo vicioso no qual a produtividade desaba.  Dependendo da personalidade da pessoa, a situação pode ser ainda mais grave, e pode até colocar em risco o negócio.
Uma das melhores ferramentas para dar a volta por cima nestas situações é nos lembrarmos de nossos objetivos.
Não me refiro apenas a objetivos de curto prazo e operacionais (ex. aumentar em 10% as vendas no trimestre ou atingir a meta de lançamento de um produto).  Estou falando dos grandes objetivos de vida que temos.  Aqueles objetivos que nos levaram a idealizar um produto ou serviço e começar um negócio em torno da idéia.
Se você resolveu se tornar empresário, porque decidiu empreender em primeiro lugar?  Para mudar seu estilo de vida?  Para melhorar a situação financeira de sua famíalia? Para tornar a vida dos demais melhor com uma solução que você idealizou?
Quando você se lembra de seus objetivos (ou sua missão), consegue encontrar a força para tornar os problemas secundários, já que o primário é o que você realmente quer.  Isso independe de obstáculos que inevitavelmente encontrará no caminho. Deixe a seu alcance uma lista de objetivos de vida e seus princípios, e use-a como guia sempre que sentir que o caminho está difícil ou seu foco se esvaecer.
Tendo reestabelecidos os objetivos em sua mente, use o planejamento como base para se erguer novamente.  Pense da seguinte forma:  lembrar de seus objetivos ajuda a retomar a força de vontade, enquanto ter um planejamento à mão ajuda a aplicar esta força de vontade imediatamente a algo prático.
Altos e baixos são uma realidade do empreendedorismo.  Criar uma casca grossa para extrair apenas o positivo dos momentos de baixa é algo que o empreendedor desenvolve com o tempo.  O importante é sempre buscar o foco.

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