
As pequenas e médias empresas, em especial, podem se beneficiar desta tendência para conseguir agilidade na implantação de projetos, reduzir custos fixos, ter acesso a profissionais com habilidades específicas e ter acesso a uma força de trabalho distribuída geograficamente.
Consultores e profissionais freelancers existem há décadas, mas dois fatores principais tornam este momento único:
Mudança cultural sobre a forma de trabalho, especialmente das novas gerações. O emprego fixo, estável e de longo prazo é cada vez menos uma prioridade dos profissionais, e muitos preferem a independência na carreira. Ser consultor ou freelancer não é mais “coisa de desempregado”, e muitos profissionais altamente gabaritados já escolheram esta forma de oferecer seu conhecimento ao mercado.
Evolução da tecnologia de comunicação, a qual torna incrivelmente mais fácil o trabalho com pessoas que não estão fixas dentro da empresa. Ferramentas de colaboração online, redes sociais, smartphones e tablets, videoconferência de baixo custo, entre outros, permitem que a distância geográfica deixe de ser uma barreira para desenvolver um trabalho de qualidade.
Contadores, comunicadores, designers, programadores, tradutores, jornalistas, especialistas técnicos, e consultores de toda natureza podem ser contratados com custo variável e escopo específico por projeto.
Para tomar os primeiros passos na terceirização, é recomendável começar com projetos pequenos e atividades menos críticas. Isto é útil para criar e calibrar os processos de sua empresa, a qual passará a trabalhar com recursos externos em uma relação muito mais “íntima”. A partir dos primeiros projetos-piloto, pode-se incrementar a atividade dos profissionais terceirizados de forma segura e produtiva.
Mesmo com os grandes benefícios que a terceirização pode oferecer, alguns cuidados devem estar sempre na mente da empresa contratante:
Definição clara do escopo de trabalho. Um escopo mal definido pode gerar um atrito desnecessário entre a empresa e o terceirizado. Um dos dois lados pode sofrer financeiramente, dificuldade resultados ideais e trabalhos futuros.
Definição da forma de contratação. O trabalho do terceirizado pode ser contratado por horas trabalhadas, valor fixo, prêmio por resultado ou uma combinação destes. Não existe regra única, e a empresa deve avaliar cuidadosamente o formato que seja justo para todos sem criar um risco de perda do controle dos custos.
Garantia do alinhamento cultural. Cabe ao líder preparar e monitorar a equipe interna para garantir que a aceitação do terceirizado seja adequada. Da mesma forma, o profissional terceirizado deve ter valores e princípios compatíveis com a forma de trabalho da empresa.
Avaliação da competência do profissional terceirizado. Na pressa de contratar um “especialista”, a empresa pode pular etapas na avaliação dos consultores ou freelancers. Garantir que as competências do profissional atendem às necessidades da empresa ANTES da contratação poupará muita dor de cabeça a todos.
Fonte: http://blogcoach.com.br/artigos/contratacao-profissionais-terceirizados/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=2747d3560b-Blog_Coach_71_21_2013&utm_medium=email
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