terça-feira, 6 de março de 2012

As empresas gastam mal em treinamento

As empresas empregam mal o dinheiro que têm para treinamento? 
É isso mesmo. o dinheiro é quase sempre posto em treinamentos superficiais, ministrados por consultores. é um método ineficiente. o aprendizado se dá pela troca de experiências. o mentoring é uma forma de o jovem aprender com um profissional sênior. se bem feito, o resultado é sensacional. 

Qual é a diferença entre treinamento e aprendizado? 
Treinar é aperfeiçoar uma habilidade que a pessoa já tem. o treinamento pode ser feito de forma rápida. o aprendizado tem a ver com desbravar uma área do conhecimento. requer tempo. Poucas empresas criam o ambiente interno que o processo de aprendizagem requer. um bom exemplo é a iBM, que há dez anos investe no que eu chamo de aprendizado social, que é basicamente possibilitar que as pessoas aprendam umas com as outras, aproveitando o conhecimento instalado na companhia. os funcionários são conectados online por meio de uma rede social interna. 

Que vantagens o senhor vê no que chama de aprendizado social? 
Os profissionais conseguem, juntos,encontrar soluções para questões que muitas vezes escapam a um especialista. é comum em empresas de tecnologia. em organizações que têm escritórios em diversos países, é possível dividir o trabalho de forma mais eficiente e operar 24 horas, sete dias por semana. isso permite que o trabalho seja feito mais rápido e com a mesma qualidade. 

Se a empresa não opera dessa forma, como o funcionário pode se beneficiar desse mecanismo? 
Ele deve criar sua própria rede de relacionamentos. esse exercício implica encontrar gente, dentro e fora da companhia, que tenha interesse em conhecer, e evitar quem não agrega conhecimento. Há pessoas que são tóxicas, que não estão dispostas a trocar. esse tipo não serve para a rede de contatos. 

Qual o melhor jeito de capacitar os funcionários? 
Em vez de dizer o que devem aprender, a empresa precisa promover a conversa produtiva, a troca de experiências, informalmente. Para isso, as organizações devem apostar em plataformas digitais. Parece um exercício bobo, mas, numa companhia com 1 000 empregados, as pessoas de diferentes áreas não se conversam.


Fora da sala de aula
A estatística abaixo é baseada em estudos acadêmicos, realizados a partir do ano 2000, que buscaram medir de que forma os profissionais aprendem. O conhecimento formal é adquirido em sala de aula ou por meio de consultor. O informal, por meio de troca de experiências, muitas vezes online, no dia a dia com colegas no trabalho.

Fonte: Institute for Research on Learning e http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/mercado-entrevista-empresas-gastam-mal-treinamento-662625.shtml

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