quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estudo Global sobre Terceirização Logística (3PL)


Publicado em 05/01/2007 por Luiz de Paiva em 3PLOutsourcing & Offshoring
SAP publica anualmente um estudo global sobre a atuação das empresas de logística terceirizada (3PLs). O relatório (em inglês) pode ser baixado gratuitamente, basta de cadastrar neste endereço.
A pesquisa foi realizada com os principais executivos de logística de grandes corporações de todo o mundo. O documento está repleto de informações interessantes para quem é da área.
Estes são as principais conclusões do estudo:
Práticas de Terceirização: de forma geral os executivos consideram que a logística representa um diferencial competitivo e estratégico para sua organização. Neste cenário, as 3PLs são essenciais para o funcionamento de suas operações. Dois fatores chave para a seleção de 3PLs eram o preço e a qualidade dos serviços do ponto de vista tático e operacional. Em média, a metade dos gastos logísticos de empresas que terceirizam parte de sua logística foi usada em 3PLs. A maioria dos clientes considerou seu relacionamento com as 3PLs como “bem sucedido”.
Capabilidade e Oferta de Serviços pelas 3PLs: os serviços tradicionais, como transporte, armazenagem e agenciamento alfandegário, são os mais terceirizados. Estes são também os serviços que serão os líderes de terceirização nos próximos 5 anos. A satisfação com o serviço está alta, mas ainda assim os clientes esperam melhorias contínuas em nível de serviço e ferramentas de TI. Novamente o preço foi considerado como o fator principal para avaliar o sucesso de uma 3PL. Os principais desafios para as 3PLs são o gerenciamento de sua capacidade e a inovação. Uma das tendências de inovação é na atuação de 4PLs.
Tecnologia: conforme os clientes das 3PLs expandem sua cadeia de suprimento ao redor do mundo, a complexidade das operações aumenta o foco nas ferramentas de TI. 92% dos respondentes da pesquisa indicaram que TI é uma das áreas de conhecimento mais importantes para as 3PLs. 60% disseram que avaliam a capacidade de TI da 3PL antes de sua contratação. O lado negativo é que somente 35% disseram que estão satisfeitos com os recursos de TI de sua terceirizada. Essa disparidade é significante e representa um dos principais desafios para as 3PLs.
Gestão e Relacionamento: a maioria das 3PLs quer transformar a tradicional relação “cliente-fornecedor” em uma verdadeira “parceria”. No entanto, uma crítica freqüente dos clientes é que as 3PLs costumam reagir aos problemas, ao invés de antecipá-los e tomar ações preventivas. No entanto o estudo também mostra que muitas vezes o próprio cliente limita a atuação das 3PLs. As principais características para um relacionamento de sucesso são a confiança, a flexibilidade e a agilidade de resposta. A crescente complexidade das cadeias de suprimento é um fator determinante na evolução das parcerias entre clientes e 3PLs.
Mercados Emergentes: nos 11 anos da pesquisa, os participantes tem gradualmente notado os efeitos da globalização em seus negócios. Em especial, a China é citada como um dos países nos quais as empresas estão aumentando seu espectro de atuação, especialmente nas áreas de transporte e alfândega. De forma geral, o contínuo crescimento das 3PLs em mercados emergentes é considerado como uma enorme oportunidade para as empresas.
Atuação Estratégia: diversos fatores estão influenciando a atuação das 3PLs em um papel estratégico em seus clientes. Estes são: o crescimento e consolidação de fornecedores terceirizados, o desenvolvimento de “portifólios de serviços” pelas 3PLs, a necessidade que os clientes têm de desenvolver uma estratégia para suas 3PLs, o relacionamento cliente/fornecedor,RFID e TI, o crescimento das 4PLs, e a criação de valor na cadeia de suprimento pelas 3PLs.
Fonte: http://ogerente.com/logisticando/2007/01/05/estudo-global-sobre-terceirizacao-logistica-3pl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário