ETEC ARUJÁ, Volta as aulas, PRESENCIAL 25.07.2022 - SEGUNDA.
Páginas
▼
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Tipos de frete: veja quais são e suas características
Existem diversos tipos de frete que influenciam na forma de cobrança e nas responsabilidades, envolvendo várias circunstâncias.Entender como funciona a formação de preço e as condições do transporte é fundamental para fazer a melhor escolha na hora de contratar o serviço.
Essas questões serão explicadas a seguir com mais detalhes. Continue com a leitura para saber mais!
Tipos de frete: responsabilidade
CIF
CIF é a sigla em inglês para “custos, seguro e frete”. Nesse tipo de contratação, a responsabilidade do pagamento e o gerenciamento de riscos recaem sobre o fornecedor (ou o remetente da carga) e, por causa disso, o pagamento é feito na origem do transporte.
Em outras palavras, o comprador tem somente o trabalho de fazer a aquisição. Todo o restante da operação é supervisionado por quem vende as mercadorias. Esse compromisso só termina quando os pedidos são entregues no local definido pelo cliente.
FOB
Já no FOB (“livre a bordo”, em português) é o comprador que se responsabiliza pelo pagamento do frete e pelo seguro dos itens que serão enviados. Ao contrário do CIF, o pagamento só é feito mediante o recebimento da carga no seu destino.
Existe a opção de o vendedor acionar o transporte, apesar de ser pago somente na hora de receber os itens. Se for o caso de uma operação internacional, é o fornecedor quem precisa enviar a carga até o ponto onde ela será embarcada por quem comprou.
Tipos de frete: contratação
Normal
Esse é um dos tipos de frete mais comuns quando se trata da contratação de uma transportadora. Ele se dá quando o mesmo fornecedor de transporte coleta a carga no remetente e a entrega no destinatário sem que haja necessidade de envolver uma ou mais empresas no processo.
Subcontratação
No caso da subcontratação, a transportadora contratada opta por contratar outra empresa para realizar o envio. Essa parceria é uma forma que esses fornecedores possuem de conseguir ampliar sua área de atendimento, com prazos justos e eficiência.
Redespacho
No redespacho, o percurso total é feito por duas transportadoras: a que foi acionada pelo cliente e a que foi contratada por ela para percorrer parte do trecho.
Apesar de ser parecido com a subcontratação, nesse caso a transportadora faz o percurso de A até B, enquanto o seu parceiro faz o trajeto do ponto B até C, por exemplo.
Redespacho intermediário
No redespacho intermediário, a transportadora acionada pelo cliente não coleta a carga na origem e também não faz a entrega no destino.
Para exemplificar: uma transportadora contratada fará o trajeto de A até B, a que foi solicitada pelo comprador faz o percurso de B até C (onde ocorre o redespacho intermediário) e um terceiro fornecedor leva de C até D ou o destino final.
Tipos de frete: características da carga
Lotação
A carga lotação, também chamada de “carga fechada”, possui grande volume, ocupa toda a capacidade do veículo (ou grande parte dela) e é enviada direto do ponto de origem até o seu destino.
Fracionada
As cargas fracionadas são pedidos com poucos itens ou um volume pequeno. Devido a isso, o veículo é carregado com os pedidos de diversos clientes, com diversos pontos de entrega no processo de distribuição.
Tipos de frete: tipo de transporte
Nacional
Ocorre quando as relações comerciais são entre duas empresas dentro do território brasileiro.
Internacional
São os casos de importação e exportação. Estão sujeitos a leis, exigências, documentações e processos diferentes de quando os envios são nacionais.
Como se pode ver, existem diversos tipos de frete, serviços, modalidades e formas de cobrança, cada uma com características específicas, o que ajuda a atender os mais variados modelos de negócios e suas diferentes necessidades.
Fonte http://www.tecnovia.com.br/2017/07/30/tipos-de-frete-veja-quais-sao-e-suas-caracteristicas/?utm_campaign=divulgacao_do_post_tipos_de_frete_veja_quais_sao_e_suas_caracteristicas&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Nenhum comentário:
Postar um comentário