Páginas

sábado, 12 de agosto de 2017

'Google' das viagens vê no Brasil mercado mais promissor para expansão

Startup colombiana foca na oferta de anúncios de rotas aéreas para público qualificado; meta é terminar o ano com uma média de 1 milhão de acessos mensais


Se há um gasto que moradores de um país continental como o Brasil não abrem mão são as viagens. Em 2015, a consultoria eMarketer estimou o crescimento das vendas online para viagens em 14% -- o que representa US$ 12 bilhões em faturamento em reservas online. A previsão para 2017 é que o volume chegue a US$ 14,9 bilhões e, em 2019, US$ 17,6 bilhões.
Os números não mostram sinais de fadiga mesmo com a crise e o desemprego em alta. No entanto, influenciam a procura por menores preços. De olho nesse filtro, a startup colombiana Viajala expandiu as operações para o território brasileiro e espera morder uma boa fatia do mercado de vendas online de passagens e reservas.
Em setembro do ano passado, Eduardo Martins, executivo com experiência em vendas de softwares, assumiu o cargo de country manager. Desde que a Viajala passou a operar no Brasil, conseguiu estabelecer uma média de 500 mil visitas mensais. "Aumentamos em 16 vezes o número de visitas no site; até o final do ano, devemos chegar a um milhão de visitas", afirma Eduardo.
Além do Brasil, a empresa opera no Chile, Argentina, Chile, Peru, México e recentemente desembarcou no primeiro mercado europeu, a Espanha. Mas boa parte das fichas estão apostadas no Brasil, que detém metade do mercado de viagens da América Latina. "Em algum momento o Brasil irá se tornar o primeiro mercado da Viajala", diz Eduardo. Atualmente, a Colômbia ocupa o posto.
O modelo de negócios da Viajala não se baseia em uma plataforma de venda, como alguns de seus concorrentes, mas na oferta de anúncios e custo por clique (CPC), o que coloca a empresa como competidora também de veículos de mídia na disputa pelo budget dos anunciantes.
"Muitos parceiros enxergam o Viajala não apenas como um canal de marketing de performance, mas também como um espaço para apresentar campanhas diferentes. como institucional, brand awareness, alta temporada e promoções específicas para uma audiência muito qualificada", explica Josian Chevallier, cofundador e diretor de desenvolvimento da Viajala.
Apesar de o mercado brasileiro ter fortes concorrentes no mercado de vendas de passagens e reservas online, além da maior complexidade, os fundadores acreditam na demanda interna e no diferencial do metabuscador.
"A demanda por passagens aéreas está crescendo de forma muito saudável no mercado latino-americano, apesar da crise. Isso se deve, em partes, pelo aumento da competição entre as empresas aéreas mais baratas, que transformam as viagens em algo mais acessível para o consumidor, que antes não conseguiria pagar", conta Luc Guilhamon, diretor de marketing e mídia.
No momento, metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre são os principais locais de partida dos usuários. Os destinos mais procurados variam entre grandes cidades do Nordeste -- Fortaleza e Recife -- e internacionais, como Lisboa, Roma e Paris.
A startup foi fundada em Medellín, na Colômbia, pelo francês Thomas Allier e pela engenheira Catalina Jaramillo. Em 2013, recebeu um aporte de US$ 40 mil em seed capital pelo programa Startup Chile. Após um período de incubação, recebeu outro aporte de US$ 500 mil do fundo Altabix.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/google-das-viagens-ve-no-brasil-mercado-mais-promissor-para-expansao/120211/

Nenhum comentário:

Postar um comentário