Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Dia do Administrador – 9 de setembro

Dia do Administrador. Por que esta data?

Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68. E que hoje, completa 44 anos!

O que faz um Administrador?

administrador é aquele profissional que planeja o futuro das organizações, organiza coordena  suas equipes e ações; e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, atender as necessidades dos investidores, clientes e conseqüentemente, da sociedade em geral.
Dentre as mais diversas habilidades empresariais, os profissionais de administraçãodevem saber utilizar princípios e técnicas buscando soluções para todo tipo de problema administrativo, devem também saber lidar com pessoas de forma eficiente, negociando e solucionando conflitos.

Qual a sua importância?

Estes profissionais possuem uma importância imensurável na sociedade brasileira e mundial. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento pleno das organizações, o progresso das economias e mercados, o aumento das receitas e muito menos o desenvolvimento mundial das nações. O que está diretamente ligado a geração de empregos para outros tantos profissionais .  Onde, em um cenário sem administradores poderia gerar um caos social sem tamanho, além de permitir que grandes empresas fossem geridas por pessoas sem a qualificação mínima necessária.
Já em 2005, Stephen Kanitz, administrador pela Harvard, previa um crescimento importante desta profissão, no Brasil e no mundo, e dos rumos que ela tomaria no futuro, veja:
ADMINISTRAÇÃO JÁ É HOJE A PROFISSÃO MAIS FREQÜENTE DESTE PAÍS, COM 18% DOS FORMANDOS. ANTES, NOSSOS GÊNIOS ESCOLHIAM MEDICINA, DIREITO E ENGENHARIA. AGORA ESCOLHEM MEDICINA, ADMINISTRAÇÃO E DIREITO, NESSA ORDEM.
HÁ DEZ ANOS TÍNHAMOS APENAS 200.000 ADMINISTRADORES, E SÓ 5% DAS EMPRESAS CONTAVAM COM UM PROFISSIONAL PARA TOCÁ-LAS. O RESTO ERA DIRIGIDO POR “EMPRESÁRIOS” QUE APRENDIAM ADMINISTRAÇÃO NO TAPA. POR ISSO, ATÉ HOJE 50% DAS EMPRESAS BRASILEIRAS QUEBRAM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS E METADE DE NOSSO CAPITAL INICIAL VIRA PÓ.”
STEPHEN KANITZ
Por estes, e tantos outros motivos é que a profissão de Administrador precisa ser respeitada e tratada como merece, por toda a sua importância e representatividade no contexto social e econômico de um país. Afinal:
“Sem Administrador, não se chega a lugar nenhum!”
Foto: developmytalents
Fonte: Kanitz.com.br / BrasilEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário