Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

5 maneiras de criar uma cultura de confiança

confianca-empresa-trabalho
Você conhece alguém que não confia em sua empresa, ou talvez em seu chefe? Talvez eles tenham boas razões. Talvez promessas foram quebradas, ou a empresa foi enganadora ou antiética.
“Gato escaldado tem medo de água fria”, é, compreensivelmente, uma boa explicação de por que alguns empregados se tornam céticos. Mas o único caminho para uma relação de negócios funcionar é se ela for baseada em uma fundação de confiança mútua.
Aqui estão cinco dicas que eu tenho compartilhado com os colegas e membros da equipe que têm dificuldade de confiar nos outros no local de trabalho.

1. Não permita que o preconceito entre em jogo

Sua falta de confiança em seu chefe atual é baseada em algo que um chefe anterior fez? Deixe os pensamentos negativos para trás e permita que o seu novo chefe ganhe sua confiança a partir de uma ficha limpa.

2. Estenda o primeiro “ramo de oliveira”

No início do relacionamento, cada pessoa começa no marco zero quando se trata de confiar. Por que não ser aquele a dar o primeiro passo? Você apenas precisa baixar um pouco a guarda para sair do estágio neutro.

3. Resolva qualquer problema que causa desconfiança

Avaliar como e quando a confiança foi violada leva muito tempo para restaurá-la. Lidar com o problema de uma forma profissional, não conflituosa, significa ouvir a história da outra pessoa. Calmamente ouvir ambos os lados, muitas vezes impede que um simples mal-entendido se torne uma situação intolerável.

4. Não exagere a situação

Se é a primeira vez que você percebe uma violação da confiança, dar ao seu colega de trabalho o benefício da dúvida pode ser a melhor resposta. Não é assim que você gostaria de ser tratado? Se ainda estiver em dúvida, fale para alguém de fora da empresa que pode oferecer uma nova perspectiva, imparcial. É normal – e às vezes inteligente – permitir que certos problemas sejam esquecidos.

5. Comporte-se de uma maneira que induza a confiança de seus colegas

Se você descobrir que a desconfiança é um tema consistente em toda a sua carreira, você pode muito bem ser um contribuinte. A solução: Sempre esteja consciente de como os outros podem perceber suas palavras e ações.
Autor: Marty Fukuda, Diretor de Operações da N2 Publishing
-Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/confianca-empresa-trabalho/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=6438942f18-Recursos_E_Humanos_22_10_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-6438942f18-107145465

Nenhum comentário:

Postar um comentário