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domingo, 4 de janeiro de 2015

Liderança tem a ver como EMOÇÃO!

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Faça uma lista dos cinco líderes que você mais admira.
Podem ser pessoas de negócios, mídia social, política, tecnologia, ciências, qualquer campo.
Agora pergunte-se por que você os admira. As chances são altas de que sua admiração seja baseada em muito mais do que suas realizações, por mais impressionantes que elas possam ser.
Aposto que todos em sua lista tem este impacto por causa de algum aspecto EMOCIONAL.
Esta capacidade de atingir as pessoas de uma forma que transcende o intelectual e o racional é a marca de um grande líder. Todos eles têm. Eles nos inspiram. É simples assim. E quando estamos inspirados nós podemos explorar o melhor de nós mesmos e fazer um trabalho incrível.
Mas pode essa capacidade de tocar e inspirar as pessoas ser aprendida? Sim e não.
A verdade é que nem todo mundo pode liderar, e não há nenhum substituto para o talento natural. Honestamente, estou bem  convencido disso.
Mas para aqueles que não são estrelas nascidas “naturalmente” (o que é praticamente a maioria de nós), habilidades de liderança podem ser adquiridas, refinadas e aperfeiçoadas.
Vamos dar uma olhada em ferramentas que permitem o talento brilhar:
Inteligência emocional. Grandes líderes compreendem a empatia, e têm a capacidade de ler (às vezes inconscientemente) as necessidades e desejos das pessoas. Isto lhes permite dialogar com essas necessidades e, quando possível, cumpri-las. Quando as pessoas sentem que são compreendidas, elas respondem emocionalmente, e uma ligação é formada.
Aprendizagem contínua. Mostre-me um sabe-tudo e eu lhe mostrarei alguém que não tem a menor ideia sobre ser humano. Curiosidade e um desejo insaciável de sempre fazer melhor são  marcas de um grande líder. Eles raramente estão satisfeitos com o status quo, e acolhem novos conhecimentos e novos (mesmo que desafiadores) desafios. Trata-se de investir em si mesmo.
Contextualizar. Grandes líderes responder a cada desafio com um novo olhar. Eles sabem que o que funcionou em uma situação pode ser inútil em outra. Antes de agir, certifique-se de compreender as especificidades da situação e adaptar suas ações em conformidade.
Solte. Muitas pessoas pensam que liderança é sobre controle. Na verdade, os grandes líderes inspiram e, em seguida, saem do caminho. Eles sabem que as pessoas talentosas não precisam ou querem gerentes em volta delas. A liderança é sobre influência, orientação e apoio, não controle. Procure maneiras de fazer o seu trabalho e, em seguida, saia do caminho para que as pessoas possam fazer o deles.
Honestidade. Não passa uma semana em que não ouvimos falar de um suposto líder perder a credibilidade, porque ele ou ela era desonesto. Vivemos em uma era de transparência extraordinária, o que é motivo suficiente para ser sempre fiel à sua essência – sua missão será revelada, suas motivações vão ser mostradas por seus comportamentos. E mais, isto te fortifica. Se você tem uma reputação de honestidade, será muito mais fácil dar más notícias e enfrentar desafios difíceis.
Bondade e respeito. A ignorância e a arrogância são assassinas de liderança. Eles são também uma marca de insegurança. Tratar a todos com um nível de respeito básico é um traço de liderança absolutamente necessário. É claro que haverá pessoas que provam que não merecem respeito e é preciso saber lidar com isso. Mas esse trabalho vai ser feito com muito mais facilidade, e terá muito menos impacto na sua organização, se você tiver uma reputação de bondade, honestidade e respeito.
Colaboração. A carreira e o emprego das pessoas são parte integrante de suas vidas. Quanto mais a sua organização puder tornar essa relação vida/emprego viável, mais elas vão entregar resultados surpreendentes. Isso significa que, na medida do possível, comunicar as estratégias, objetivos e desafios de sua organização é benéfico. Isto constrói adesão, e novamente é um sinal de respeito. As pessoas não vão ser pegas de surpresa (O que é um assassino de cultura do local de trabalho) por contratempos, se elas estiverem no circuito.
Coopere com seus funcionários. Como eu disse acima, as carreiras das pessoas são uma grande parte de suas vidas. Descubra quais são os objetivos de carreira de seus funcionários e, em seguida, faça tudo o que puder para ajudá-los a alcançá-los. Mesmo que isso signifique que eles acabem por deixar a sua organização. Você vai ganhar funcionários felizes e produtivos que irão trabalhar com paixão e compromisso. Esta é uma oportunidade para marcar sua grandeza.
A liderança é uma arte e uma ciência. Estas ferramentas são diretrizes, não regras rígidas. Todo mundo tem que desenvolver seu próprio estilo de liderança individual. Faça dessas ferramentas uma parte de seu arsenal e as use bem, enquanto se esforça para alcançar todas as pessoas em um nível emocional. Seja Humano. Isso é importante.
Autor: Meghan M. Biro
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/lideranca-emocao/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=d91e5b0022-Recursos_E_Humanos_25_11_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-d91e5b0022-106172596

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