Você já ouviu a frase “sucesso do líder é o sucesso dos liderados”? Pois é, para que um líder consiga ajudar os liderados a terem sucesso, e ao mesmo tempo garantir ótimos resultados para a empresa, uma de suas tarefas é a de potencializar os pontos fortes de seus colaboradores. Porém, muitos gestores que ocupam cargos de liderança ainda atuam como se fossem chefes, ou gerentes que só “apagam incêndios”, pois vivem focados demasiadamente nas tarefas e nos procedimentos do trabalho, e, com isso, deixam de criar as condições para desenvolver o potencial de sua equipe. Estes profissionais ainda não entenderam que não basta apenas ocupar um cargo de liderança, é preciso fortalecer o time constantemente.
Certa vez, fui realizar um treinamento com enfoque em liderança para uma grande indústria frigorífica. O treinamento foi realizado em um dia de feriado municipal. Durante o treinamento eu perguntei aos participantes: porque optaram por fazer o treinamento no feriado, já que vocês poderiam estar com a família no dia de hoje? Um dos participantes respondeu: “Não existe possibilidade de realizamos os treinamentos em dias de semana, pois não temos pessoas para deixar em nosso lugar e a produção não pode parar.” Então eu os questionei: Porque não prepararam novos líderes para assumirem a liderança enquanto estão fora? Um dos papéis do líder é o de formar novos líderes; se o líder não está presente na empresa é preciso que alguém o substitua à altura.
Aqueles que ocupam cargos de liderança devem formar novos líderes para que esses estejam preparados para assumir tarefas de maior responsabilidade. Para conseguir isso, é fundamental conhecer os colaboradores, compreender o nível de maturidade de cada um e saber identificar as habilidades e a experiência que possuem na atividade que exercem. Com essas informações, o líder saberá identificar os pontos fortes de seus liderados e, portanto, fica mais fácil criar ações que vão possibilitar o desenvolvimento das habilidades dos envolvidos.
Ao trabalhar os pontos fortes dos liderados, o líder consegue obter uma melhoria de resultados, pois aumenta o engajamento de sua equipe, permitindo um espaço para que todos cresçam na organização.
“Liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas acabem por vê-los em si mesmas.” (Stephen R. Covey)
Uma das principais ferramentas que contribuem para potencializar os pontos fortes dos liderados é o feedback. Quando bem utilizado, o feedback serve como forma de apoio, estímulo e aprendizagem, visando o crescimento dos colaboradores. O feedback não deve ser usado como cobrança. Quando um líder utiliza o feedback, deve mostrar ao colaborador o estágio atual no qual ele se encontra, apontando a direção que deverá seguir, ou seja, o que está fazendo bem feito e o que pode melhorar. Então, quando for utilizar o feedback, o líder terá que estar consciente que ao fazê-lo vai estimular o desenvolvimento de alguma habilidade latente do colaborador.
Veja outras ações que os grandes líderes colocam em prática para consolidar os pontos fortes de seus liderados:
- Valorizam os esforços, pois sabem que isso vai estimular comportamentos mais assertivos;
- Reconhecem os pontos positivos do colaborador quando uma tarefa foi executada, mesmo que o resultado não tenha sido o esperado. Isso vai estimular maior dedicação nas próximas atividades;
- Ensinam a fazer bem feito. Um líder não despeja as tarefas em cima do colaborador, mas orienta para que as atividades apresentem resultados superiores;
- Possuem percepção para identificar o que inspira cada colaborador, e, com isso, criam um ambiente motivacional para o trabalho;
- Não se conformam com limites pré-estabelecidos, por isso se dedicam para que suas equipes possam dar o melhor em cada momento. Eles perguntam: “o que podemos fazer para nos superarmos?” “Se pudéssemos fazer melhor, como faríamos?”
- Eles sabem que sua missão é ajudar os liderados a acreditarem neles mesmos;
- Muitas vezes os colaboradores trazem soluções simples que rendem ótimos resultados, para isso, os verdadeiros líderes estabelecem uma comunicação aberta com todos;
- Estão abertos à inovação. O líder deve criar as condições que permitam ao colaborador ter iniciativa e criatividade;
- Sabem delegar visando colocar o potencial do liderado a prova, ou seja, criam oportunidades para que a equipe mostre seu talento;
- Permitem espaço para o crescimento. Os verdadeiros líderes orientam as pessoas para que assumam riscos, sempre acompanhando para que consigam obter êxito nas tarefas.
Portanto, acabou a época em que o cargo de liderança representava gerenciar atividades, lidar com processos e ficar administrando crises dentro da organização. Isso também é importante, mas um líder deve atuar como um treinador, um leader coach, agindo para que a equipe apresente a melhor performance. Para potencializar os pontos fortes dos colaboradores é preciso ter um sentimento de generosidade e, porque não, de amor, pois quando ajudamos as pessoas a desenvolverem suas habilidades, elas não vão crescer apenas profissionalmente, mas vão crescer como seres humanos!
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/engajamento-da-equipe-33592/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=951d9380ca-Recursos_E_Humanos_10_06_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-951d9380ca-106172596
Nenhum comentário:
Postar um comentário