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sábado, 11 de janeiro de 2014

CES 2014: Tablets e smartphones devem salvar mercado de eletrônicos em 2014

Aparelhos devem representar 43% da receita dos fabricantes de produtos eletrônicos. Mercado terá ligeira queda neste ano, segundo a CEA

Em apresentação realizada dois dias antes da CES 2014, maior feira de eletrônicos do mundo, Steve Koenig, diretor da área de análise de mercado da CEA (Consumer Electronics Association), mostrou tendências do mercado de tecnologia para este ano.
O destaque, como vem acontecendo nos últimos anos, vai para as categorias de smartphones e tablets. Juntos, esses dois produtos devem responder por 43% da receita dos fabricantes de eletrônicos este ano. O valor total gasto por consumidores em produtos de tecnologia deve ser de US$ 1,055 trilhão em 2014, um recuo de 1% em relação a 2013.
De acordo com a CEA, as vendas de tablets devem subir de 242 milhões de unidades em 2013 para 340 milhões em 2014. No caso dos smartphones, o aumento deve ser de 1 bilhão de unidades para 1,2 bilhão neste ano.
Veja alguns tablets atualmente à venda no Brasil
Novo iPad mini com tela Retina é vendido no Brasil por R$ 1.499. Foto: Reuters
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"Smartphones e tablets devem continuar vendendo bem, com aumento do número de unidades produzidas. Mas o preço dos aparelhos deve continuar a cair. Isso vai reduzir a receita dos fabricantes de eletrônicos", observou Koenig. O preço médio global de um smartphone em 2013 foi de US$ 345. Em 2014, esse valor deve cair para US$ 297.
Emergentes em alta
A queda dos preços nos tablets e smartphones é vista pela CEA como uma necessidade para que esses aparelhos se tornem mais populares em mercados emergentes. É nesses países que estão as maiores oportunidades de crescimento de vendas para os fabricantes de eletrônicos, segundo a associação. Em 2011, a participação dos países emergentes no mercado de smartphones era de 48%. Em 2014, esses países devem responder por 70% da receita total das vendas de smartphones.
Outro dado que mostra a força dos emergentes é que, neste ano, pela primeira vez o valor gasto por consumidores desses mercados deve empatar com o valor gasto em os mercados desenvolvidos. O estudo apresentado pela CEA considera como mercados emergentes a América Latina, países do leste europeu, Ásia (com exceção do Japão), África e Oriente Médio.

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