Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O Que Fazer ao Capturar um E-mail

Ao desenvolver uma estratégia de negócios na Internet, é muito comum que o e-mail marketing esteja entra uma das ferramentas adotadas. E dentro disto, os processos para captura de e-mails de clientes potenciais são importantes. Aonde colocar o formulário de cadastro? Quantos campos usar no formulário? Como uso minhas listas atuais de contatos?
Todas estas questões são importantes, mas eu considero mais importante ainda discutir o que fazer após capturar o e-mail. De nada adianta ter uma lista enorme de e-mails se sua empresa não a usa em benefício dos negócios. Muitas vezes ė melhor ter uma lista mais reduzida, mas de um público que seja fiel a sua marca e suas mensagens.
No intuito de estimular a criatividade no uso de sua lista de e-mails, apresento a seguir algumas ideias:

Mensagens de Boas-Vindas

Quando alguém se cadastra em sua lista, é boa prática mandar uma mensagem agradecendo o cadastro e dando algumas orientações básicas em relação a sua empresa e sobre aonde encontrar mais informações.

Conteúdo de seu Blog

Se você tem um blog, ou algum outro canal de publicação regular de conteúdo, pode enviar uma newsletter periódica para que seu público fique sabendo das últimas novidades.

Conteúdo Chave do Passado

Em linha com o item anterior, se sua empresa produz conteúdo há muito tempo, pode ser difícil para os novos assinantes encontrar informações importantes antigas. Vale a pena ajuda-los a encontrar o conteúdo passado que foi considerado mais interessantes por seu público.

Presentes Digitais Exclusivos

Produza algum material que possa ser distribuído por e-mail (e-book, guia, etc.) com conteúdo útil e relevante, e envie-o somente para as pessoas cadastradas em sua lista. Elas agradecerão a exclusividade.

Promoções Exclusivas

Dependendo do produto ou serviço que sua empresa oferece, ela pode oferecer aos assinantes um desconto ou benefício especial por tempo determinado. Mais uma vez, cria uma percepção de exclusividade e de atenção da marca em relação a seu público fiel.

Dicas Sobre seu Produto ou Serviço

O ideal é que você consiga segmentar sua lista de e-mails para identificar quem já adquiriu determinado produto ou serviço seu. Desta forma, pode manter uma comunicação periódica com informações e dicas que ajudem o cliente a tirar o melhor proveito daquilo que adquiriu, aumentando sua percepção de valor sobre o que foi investido.

Mensagens Transacionais

Se você realiza transações com seus clientes pela internet, seja de comércio eletrônico, atendimento pós-venda, ou prestação de serviços, pode usar mensagens transacionais (como uma confirmação de envio do produto, por exemplo) para mantê-lo informado sobre o andamento de seus processos. Isto transmite uma sensação de segurança, transparência e profissionalismo.

Material Promocional

Sim, estou falando de vender! Está “na moda” dizer que a empresa não deve mandar material de vendas por e-mail, apenas conteúdo útil e relevante para que eventualmente o potencial cliente adquira algo. Isto é um exagero… se a pessoa se cadastrou na lista de uma empresa, é porque também tem interesse em seus produtos e serviços, e certamente quer saber mais sobre eles. O que não se deve fazer é tornar esta a única forma de comunicação por e-mail da empresa. Se você combina várias das ações acima, com algumas mensagens promocionais de vez em quando, tenha certeza de que seu cliente não irá reclamar.
Você tem alguma sugestão adicional de como usar sua lista de e-mails?

Nenhum comentário:

Postar um comentário