Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Posicionamento de Marca: Cerveja Arrogant Bastard

Qual o diferencial de sua marca?  Se voce não se conecta com seu público alvo de forma clara e consistente, provavelmente está perdendo a oportunidade de criar clientes envolvidos e interessados em sua empresa.
Há poucas semanas tive tive a oportunidade de experimentar uma cerveja diferente, não só no sabor, mas também em sua estratégia de comunicação:  a Arrogant Bastard (bastardo arrogante, em inglês).  Se o nome já não diz tudo, o sabor também reflete ao que a marca veio…  uma cerveja escura, de alto teor alcoólico, bastante amarga, saborosa na frente da boca, mas com gosto de ferrugem ao se aproximar da garganta.
Todo o visual da garrafa é voltado a transmitir arrogância e exclusão (ou seja, seria uma cerveja para poucos).
Na seção aonde normalmente a empresa colocaria seus dados decontato para o cliente, e Arrogant Bastard deixa clara sua postura em relação a quem não gostou da cerveja:  “PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS? Se você não gosta desta cerveja, guarde para você.  Não nos interessa ouvir de qualquer fracote bebedor de cerveja amarela, porque esta cerveja não foi feita para você.”
site da marca também não fica para trás.  Para entrar você precisa colocar sua data de nascimento, mas também precisa “aceitar” algumas condições, entre elas “Não sou um bebedor de cervejas amarelas borbulhantes com falsas pretenções”.
Como podem ver, a marca está adotando um posicionamento muito claro.  Seu público são os apreciadores de cervejas fortes, e querem que este público se sinta especial e diferenciado ao consumir o produto.
Esta marca usa a arrogância e humor ácido para se destacar.  Isto é para poucos.  Ao pensar em como posicionar sua marca, não tente se espelhar no que os outros fazem.  Ao invés disso, busque um conjunto diferenciado de adjetivos que descrevam princípios que estejam alinhados com suas ações e seu público.
Então, vem a pergunta: você sabe quais são os “adjetivos” que refletem o posicionamento de sua marca?  Confiável, feminina, ética, bem humorada, eficiente, etc.?
Se você sabe (ou acha que sabe), então avalie como estes adjetivos se reflete no dia a dia de sua empresa.  Caso você não encontre um vínculo claro entre o posicionamento da marca e a realidade de sua atuação no mercado, é hora de corrigir isto, ou você estará perdendo relevância perante seu público.
E não adianta só falar para o público qual é o posicionamento da marca.  Se o cliente não consegue perceber isso sem que você seja explícito,  talvez você ainda não está transmitindo o que deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário