Matéria publicada em:
Uma aventura no paraíso!
Segunda, 20 Maio 2013 09:22
O depoimento de hoje é da Fernanda, que está em Honolulu, no Hawaii, e nos conta como está sua "aventura no paraíso":
"
Olá, me chamo Fernanda de Oliveira, sou tecnóloga em Agronegócio graduada pela FATEC-Botucatu e faço parte do programa de Intercambio Cultural do Centro Paula Souza. Hoje completam-se 2 semanas que estou em Honolulu – Haiwaii e a parte mais difícil disso tudo foi quando recebi um email pedindo pra eu relatar como está sendo minha experiência aqui. Definitivamente é impossível eu colocar tudo que eu e os outros estudantes já passamos nessa aventura desse paraíso, só estando presente pra poder entender como tudo é mágico, novo, encantador e perfeito, mas vou tentar colocar em palavras alguns dos momentos mais marcantes que já se passaram desde quando fiquei sabendo do intercâmbio.
A emoção começou quando fiquei sabendo meu destino, HAWAII... Acho que assim como eu, todos que foram contemplados com esse destino, não podiam acreditar, como poderia passar por minha cabeça que eu iria parar no HAWAII..
Fizemos todos os preparativos necessários, tiramos o tão precioso visto americano com os temidos cônsules e embarcamos rumo à Honolulu. No aeroporto foi bem simples, tivemos uma conexão em Dallas, onde tudo ocorreu bem e depois de quase 24 horas que tínhamos saído do Brasil chagamos no Hawaii. Todas as famílias foram nos buscar, com os tradicionais colares de flores e tudo mais. Aquele medo de não conhecermos as pessoas, os lugares, os costumes, a cultura sempre existiu, mas foi apenas um detalhe, depois que vi aquele azul do mar maravilho que se misturava com o do céu, com aquele cheirinho de praia, com aquela água cristalina.
Minha família foi muito receptiva, me tratou super bem, não só no primeiro dia como todos os dias, não sei se dei muita sorte ou se a maioria das famílias é assim, mas aqui me sinto em casa, é claro que a comida é diferente, os costumes são diferentes, mas logo que cheguei a Helen (minha host mom) me explicou as regrinhas básicas e eu me virei bem. Eles têm muita paciência para falar comigo e cuidam de mim como filha. Só tenho a agradecer.
No primeiro dia na Global Village (a escola onde estudamos inglês) eu achei que não iria conseguir, afinal “ENGLISH ONLY” é o lema da escola e foi difícil de conseguir “se soltar” e falar inglês com os próprios amigos brasileiros, mas conseguimos. A escola tem uma infraestrutura impecável, fizemos os testes necessários e fomos destinados cada um para seu nível, equivalente com o conhecimento de cada um. Temos aulas de pronuncia, conversação e gramática, ao mesmo tempo que é tudo muito divertido é tudo muito sério, afinal viemos para cá estudar mas também para conhecermos outras culturas e lugares.
Na minha sala tem suíços, brasileiros, chineses e muitos japoneses, aliás, não só na minha sala de aula, mas sim em Honolulu toda. O Japão é muito próximo daqui, e acaba sendo um destino escolhido pela maioria dos habitantes da terra do sol nascente. É muito interessante conviver com pessoas de diferentes nacionalidades, todas aprendendo a mesma coisa, pois estão todas nas mesmas condições. Fiz amizade com pessoas de outras salas também, temos um venezuelano e uma espanhola que entraram no mesmo dia que nosso grupo e acabaram tornando nossos amigos. Além do inglês que aprendo todos os dias na escola, dentro de casa e nas ruas, aprendo também japonês com minhas colegas de sala, espanhol com nossos amigos e um pouquinho de alemão com a outra intercambista que mora na mesma casa que eu, que é da Suíça.
Além das aulas na Global Village na parte da tarde, temos muito o que fazer, acordamos todos os dias cedo para aproveitar casa segundo, afinal é apenas um mês. A cada dia conhecemos u lugar novo, pessoas novas, e passamos por aventuras uma melhor do que a outra. Estamos em um paraíso e opções não faltam para lazer, entretenimento e diversão. Fomos no vulcão Diamond Head e subimos até o pico, foi muito cansativo mas vale muito a pena pois a vista é paradisíaca, no memorial do Arizona de Pearl Harbor podemos ver um pouquinho da historia da segunda guerra mundial e estar presente em um dos lugares mais importante da historia do Hawaii assim como no Museu de Armas, visitamos mais alguns outros museus, aquário, fomos no Aloha Tower onde podemos ver o centro da cidade lá do alto, participamos da tradicional queima de fogos da praia de Waikiki, fizemos Snorkel na praia Hanauma Bay e até no Cimiterio nos fomos, um lugar lindo chamado Nacional Memorial Cemetery Of The Pacific, e é claro sem contar as prais maravilhosas, cada dia fomos em uma diferente. Ganhamos também um passeio por quase toda a ilha de O’ahu (nome da ilha que fica Honolulu) que podemos ver lugares conhecido por ter sido cenário de filmes como “Jurassic Park”, “Como se fosse a primeira Vez”, “Lost” entre outros e também podemos ir em praias que ocorrem campeonatos de surf, que precisam de ondas de 7 metros de altura. Fomos também, nesse mesmo tour em um praia de tartarugas, onde elas estavam na areia da praia, bem na nossa frente, preservadas, lindas e gigantes, não podíamos toca-las, mas foi maravilhoso mesmo assim.
É muito difícil dividir com todo tudo que estamos fazendo e passando, por isso sempre faço vídeos sobre as “aventuras no Hawaii”, tem muita coisa engraçada, divertida e interessante que vale apena gravar e estamos usando as redes sociais a nosso favor e deixando todo mundo antenado com o que acontece por aqui. Quem tiver curiosidade, dê uma passadinha lá:http://www.youtube.com/channel/UC8tLCohC0LdWS9C8VJplu2Q/videos e tem também a minha pagina https://www.facebook.com/ferds.miuda
O fato é que o intercâmbio não serve apenas como aprendizagem de inglês, mas sim como aprendizado de vida, nos permite conhecer diferentes culturas e costumes, hábitos e ideais, e nos permite conviver com isso sem o menor problema, porque é tudo muito diferente, mas é tudo muito mágico e único, e o fato de ser apenas um mês faz com que nos de ânimo para acordar bem cedinho todos os dias e aproveitar muito, pois é muito pouco tempo. A vontade de conhecer novos lugares, novas pessoas sempre está em nós e eu quero poder voltar para o Brasil e poder ter a sensação de que deu pra se aproveitar todo o tempo que eu estive aqui.
Vou entrar na minha terceira semana e já começa bater uma tristeza, pois a vontade de ficar mais sempre existe, mas não é possível, então vamos aproveitar o que temos. Eu espero que vocês gostem de tudo o que contei e de tudo o que postamos nas redes, pois é sempre pra vocês que estão aí no Brasil verem como estamos bem e como tudo é muito legal.
Eu deixo aqui meu agradecimento ao Centro Paula Souza e ao Governo do Estado de São Paula por fazer acontecer, por tornar possível a nossa viagem, à equipe da Egali/Terramar por todo o apoio e respaldo, pela Família Americana (Helen e Conrad) que estão me hospedando e me dando tudo o de melhor, Minha Família Brasileira por me apoiar e todas as outras pessoas que me ajudaram sempre que precisei."
E o mais bacana é saber que, além de muito estudo e aprendizado, o intercâmbio é uma experiência de vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário