Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Por que perdemos vendas?


Há uma série de razões pelas quais não conseguimos vender nossos produtos ou serviços, desde a má qualidade daquilo que oferecemos ao atendimento insosso que dispensamos aos clientes.
Contudo, tomando emprestado conceitos do grande Shinyashiki, tenho visto que quatro motivos têm tirado muita grana do bolso das empresas, e, claro, dos vendedores. São eles:
1.Pessoas desapaixonadas: são pessoas que entraram numa profissão, já sem paixão nenhuma, ou, aos poucos, perderam a vontade, a paixão pelo trabalho que fazem. As pessoas, normalmente, perdem a paixão no trabalho por dois motivos: são mal pagas e mal tratadas como ser humano. O líder de vendas precisa ficar antenado de como as pessoas estão se sentindo na empresa, bem como quanto estão recebendo pelo que fazem. E, para você que se sente desapaixonado pela empresa na qual trabalha, é importante reconhecer que isso não vai melhorar as coisas. Portanto, você precisa decidir se vai se apaixonar de novo por ela, ou se a troca por outra. Não tem outro jeito de ir na direção correta se não resolver essa situação.
2. Ambiente de trabalho ruim: em todos os sentidos, o ambiente de trabalho deve ser estimulante. Um lugar sujo, onde o banheiro mais parece um de praça pública já demonstra que as pessoas na empresa não são bem tratadas. Há empresas que colocam aquele papel higiênico tipo “papelão” no banheiro dos colaboradores, porém, no dos chefes, o papel é até perfumado. Os colaboradores de cargo menor percebem essas sutis diferenças. Um ambiente ruim também é aquele onde não há progresso, e as pessoas percebem que façam ou não façam, tenham qualidade ou não tenham, sempre ficarão no mesmo lugar. Outro ponto importante para que um ambiente seja considerado ruim é a falta de elogios, reconhecimentos, não apenas financeiros, mas, de um “valeu, você é fera, parabéns”. Madre Tereza já disse que ansiamos mais pela apreciação do que pelo pão. Eu, humildemente, diria a você que não se preocupasse tanto com elogios, afinal, os campeões na vida não dependem de elogios. Mas, diria aos líderes para que elogiem a vontade seus colaboradores, porque isso faz uma grande diferença para a maioria deles.
3. Quebra da palavra: falta muita honestidade no mundo, ou melhor, nas pessoas. O colaborador entra para trabalhar prometendo dar somente o seu melhor, porém, isso não dura mais que o período do contrato de experiência. Empresas que prometem progresso, bons salários, benefícios, todavia, o colaborador já demonstrou que é bom, que dá resultados, mas a empresa quebra a palavra dada e não lhe concede o que prometeu. Nenhum vendedor aguenta ouvir do chefe “só vou lhe pagar quando receber deste cliente”, mesmo tendo dito que pagaria na hora da venda. Isso desestimula qualquer pessoa. E, empresa alguma também fica contente com o vendedor que não se dedica a estudar vendas e não corre atrás de bater metas há meses, mesmo tendo prometido que daria o seu melhor.
4. Falta de parcerias poderosas: os vendedores precisam compreender que não é somente a empresa que deve ter parcerias para vender mais. Eles mesmos têm que manter relacionamentos que promovam vendas. A imensa maioria dos vendedores campeões só não entrega cartão ou não fala sobre o que vende em velórios. Nos demais locais, sem serem inconvenientes, eles sempre dão um jeito de contar o que fazem, pedindo indicações. Como vendedor, procure parcerias poderosas. Gaste um tempo pensando em como pode aumentar sua rede de contatos, e, acredite, esses contatos estão em todo o lugar. E, claro, também gaste um pouco do seu dinheiro investindo num cartão personalizado de visitas, em alguns brindes para quem der indicação, para quem visitar a loja na qual trabalha. Se você esperar apenas pelas ações da empresa para que suas vendas aumentem, é possível que entre no processo de retroalimentação das baixas vendas, voltando ao passo de se desapaixonar pelo que faz.
São quatro pontos cruciais, não só na profissão de vendedor, mas, para qualquer profissional do mercado. Como você está em cada um deles?
Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário