Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O poder do feedback constante


“Escute, eu quero que você assuma a liderança em Los Angeles no próximo projeto. Você está fazendo um trabalho incrível e merece. Você continua a me impressionar. Mantenha o excelente trabalho! “
Se você recebesse esta observação de seu chefe, você ficaria empolgado?
Bem, a pessoa que recebeu essa observação ficou. Ela compartilhou isso comigo e estava muito animada. Uma nota por escrito compartilhando um feedback – quão poderoso é isso?
Qual é uma maneira fácil, rápida e barata de atiçar a produtividade e o interesse dos funcionários? Basta dizer-lhes como eles estão indo e fornecer algum feedback. Levou apenas alguns segundos para enviar a nota, mas o Retorno sobre o Investimento nos funcionários estava nas alturas.

O que é essa coisa chamada liderança?

Este executivo que teve tempo para enviar a nota mostrou do que se trata a verdadeira liderança.
Não precisa de aulas. Não precisa ler inúmeros livros. Não há necessidade de fazer eventos corporativos fora da empresa. Se o líder trata sua equipe desta forma, eles vão atravessar paredes pelo líder.
A destinatária da nota estava orgulhosa de seu trabalho. Quando eu comentei sobre o tipo de gerente que ela tinha, ela disse, “Oh, ela envia notas para mim o tempo todo quando eu faço um grande trabalho em um projeto.” Quando há uma preocupação, ela também envia uma nota.
Se você vai a qualquer livraria online e pesquisa sobre a palavra “liderança”, você terá milhares de resultados. Todos estes livros se gabam de lhe dar as habilidades necessárias para motivar você, sua equipe e sua empresa.
No entanto, existem alguns princípios básicos que você precisa conhecer e que é lidar e motivar as pessoas. Se você tem que ler um livro para ter uma noção de como fazer isso direito, talvez você tenha um pequeno problema de liderança.

É sobre as pessoas

No final das contas, é tudo sobre as pessoas. Nós todos queremos ser tratados com respeito, e queremos ter sucesso. Como você ajuda as pessoas a fazer isso? Dave Ulrich, autor de livros de Recursos Humanos e professor da Universidade de Michigan, disse em uma entrevista que o papel do RH dentro da organização é ajudar a empresa a ter sucesso.
Sim, o papel de um gerente é ajudar a sua equipe a ter sucesso. E isso meu amigo, é feito um passo de cada vez.
Você precisa ajudá-los a ter sucesso. Orientá-los quando eles estão tendo dificuldades e aconselhá-los quando necessário. É o seu trabalho coloca-los a bordo e mantê-los a bordo.
O papel de um treinador é aumentar o desempenho, seja em uma quadra ou em um escritório. Se você está liderando uma equipe, seu papel é o de tirar o melhor deles. Grandes treinadores procuram aumentar o desempenho de qualquer maneira possível.
Provavelmente não há um atributo único que todos os treinadores excelentes possuem. Grandes treinadores podem ser compostos de muitas classes, mas todos eles se conectam com suas responsabilidades e todos eles sabem como obter resultados.
Resumindo: eles obtêm resultados através de seus funcionários. Mais importante, eles se preocupam com as pessoas na frente deles. É por isso que o feedback é tão importante.

O feedback é um elemento essencial

O feedback é um elemento essencial para todos os trabalhadores de uma organização. Dar feedback é uma tarefa que você executa repetidamente como um gerente. Trata-se de deixar as pessoas saberem onde estão e para onde ir, em termos de expectativas e metas – as suas, as deles, e as da organização.
Isso não pode esperar até alguma avaliação de desempenho. Tem que ser feito de forma consistente. Será que um treinador esperaria até o meio da temporada ou final da temporada para ter uma conversa franca com um jogador? Acho que não.
Seu objetivo em dar feedback é fornecer orientações, dando informações em tempo hábil, seja para apoiar o comportamento eficaz ou para guiar alguém de volta no caminho certo para um bom desempenho.
O feedback deve ser dado o mais próximo possível de um evento. Caso contrário, a absorção não é memorável e pode não soar como sincero.
Se alguém foi muito útil, criativo, ou perspicaz em uma reunião, diga isso a ele antes de sair da sala. Amanhã ou na próxima semana talvez já não seja importante. Quer seja em uma nota manuscrita, e-mail, ou pessoalmente, não importa. O importante é se lembrar de dar o feedback o mais rápido possível.

Você precisa fazer isso com frequência

Sempre procure por momentos de feedback. Não espere até o épocas de avaliação de desempenho para trazê-lo as situações à tona. Não espere por avaliações anuais ou trimestrais.
Periodicamente, comece a pensar sobre as principais pessoas que trabalham com você. Seja mais atento, e quando você fizer notar alguma coisa, deixe que eles saibam. Torne-se conhecido como o tipo de gerente que desenvolve as pessoas, porque isso é sempre o sinal de um grande gestor.
E eu vou dizer de novo: o tipo de comunicação não importa, desde que ela venha com frequência e seja sincera.
Sem feedback, ficamos sempre na dúvida. Nós queremos saber como estamos indo, caso contrário, nos sentimos invisíveis e insignificantes. Podemos sentir que nosso trabalho está sendo insuficiente. Também podemos sentir que estamos indo bem, quando não estamos.
Feedback constante constrói e reforça a conexão entre você e seus subordinados diretos. Ou você pode também esperar o período de avaliação de desempenho… diga-lhes como estão indo uma vez por ano, e veja aonde isso vai te levar. Isto é, se eles ainda estiverem por perto para ouvi-lo.
Autor: Ron Thomas, Diretor de Talentos e RH da Buck Consultants (parte do grupo Xerox)

Nenhum comentário:

Postar um comentário