Os trainees brasileiros estão insatisfeitos com o feedback dado pelos recrutadores durante o processo de seleção. Para 69% dos candidatos, o procedimento apresenta falhas, e 56% consideram insatisfatório o tempo de espera de resposta entre as etapas das seleções, segundo a pesquisa “Trainee do Futuro 2013”, elaborada pela primeira vez pela Seja Trainee, consultoria especializada em preparar universitários e recém-formados para os processos seletivos. A pesquisa ouviu 380 candidatos, dos quais 316 foram finalistas de processos de trainee, entre dezembro de 2012 a janeiro deste ano.
Numa escala de 0 a 5, os universitários avaliam em 2,36 a agilidade na resposta das empresas e em 2,51 o feedback oferecido. O resultado, próximo da metade da nota máxima da pesquisa, preocupa os especialistas. “É essencial que as empresas dediquem pelo menos cinco minutos para dar retorno aos candidatos que participam das etapas de dinâmica de grupo e atividades presenciais dos processos de trainee”, afirma Kleber Piedade, sócio-fundador da Seja Trainee.
Receber um feedback estruturado é o ponto mais valorizado pelos candidatos nos processos seletivos, embora a maioria das empresas não atendam as expectativas dos jovens. Outros pontos considerados importantes são aestrutura online (a apresentação na internet) do processo e agilidade na resposta. “Os candidatos estão claramente procurando empresas que vão investir neles, que tenham como preocupação o desenvolvimento das habilidades e competências de seus colaboradores”, diz Piedade.
A preocupação com o desenvolvimento das competências explica porque os processos de job rotation (passagem do colaborador entre diversas áreas dentro da empresa) e programas de coaching e mentoring são altamente valorizados atualmente. Já a remuneração é considerada o ponto mais importante por apenas 26% dos entrevistados. “Isso acontece porque os salários oferecidos por esses programas geralmente são muito semelhantes, diminuindo a preocupação da maioria dos jovens com esse quesito”, diz o consultor.
Na pesquisa, os programas de trainee mais bem avaliados são os que valorizam os treinamentos. Com coaching, feedbacks constantes e programas específicos de capacitação, a Unilever foi a empresa que recebeu mais menções positivas dos pesquisados. “Além de a empresa ser conhecida, seu programa tem 36 meses de duração, oferecendo treinamento, valorização e possibilidade dos candidatos serem grandes líderes no futuro”, afirma o sócio-fundador da Seja Trainee. Outra companhia muito citada é a Ambev, que se destaca principalmente por possibilitar que os jovens coloquem em prática o aprendizado técnico e por permitir a imersão em conceitos de gestão.
Perfil do trainee
A pesquisa mostrou ainda que o trainee brasileiro é muito qualificado. Levantamento do perfil dos finalistas de programas de trainees realizados entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, aponta que 95% dos candidatos declaram falar inglês avançado ou fluente; 92% já fizeram ou fazem estágio; 70% estudaram em faculdades públicas e 67% possuem experiência internacional, além de 54% já terem feito ou estarem fazendo trabalho voluntário. A maioria dos candidatos fez o curso de engenharia (42%), seguido por administração (18%) e economia (11%). Mais da metade dos candidatos mora na região sudeste do País (68%).
A pesquisa revelou também falta de foco dos candidatos - 25% deles se inscreveram em mais de 20 programas. “Apesar de terem bem definido os motivos que os farão participar de uma seleção, os jovens ainda têm dificuldade para escolher os programas que querem participar”, diz o consultor Kleber Piedade.
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