Páginas

domingo, 7 de abril de 2013

Mochila combina com o ambiente corporativo?


Acessório quase obrigatório entre os jovens, a mochila também chegou ao mercado corporativo, como peça estratégica para dar conta da rotina de quem frequenta vários ambientes ao longo do dia, seja trabalho, faculdade, academia ... Mas, afinal, utilizar esse acessório no ambiente de trabalho é adequado?

Segundo Maria Helena Daniel, consultora de imagem e estilo, é normal que os profissionais, especialmente os homens, optem pelas mochilas por serem práticas. Para as mulheres, ela não recomenda o uso da peça e sugere bolsas que aliem praticidade com estilo. “Usar a bolsa de mão em conjunto com uma sacola despojada garante uma imagem muito mais atual e, de quebra, é mais feminino”, destaca.

Mesmo no caso dos homens, para que a mochila não desconte pontos na imagem, algumas regras são fundamentais. “É importante que se busque peças em cores neutras, como cinza ou preto, e em materiais nobres e clássicos como o couro, que não chamam muito a atenção”, explica Maria Helena. “Caso essa solução fique acima do orçamento, um modelo em nylon liso e em uma cor neutra não brigará com a roupa de trabalho”, completa.

Maria Helena Daniel é consultora de imagem e estilo 

As bolsas modelo carteiro - aquelas usadas na transversal ou penduradas ao ombro – são uma opção interessante para eles também. “Nesse caso, a regrinha é a mesma: busque uma peça de boa qualidade e não muito chamativa”, destaca Maria Helena.

Outro cuidado a ser tomado é quanto ao tamanho da mochila, que não deve ser exagerado. “Você não está de férias na Europa – não precisa carregar tudo, o que, aliás, é muito saudável para as costas”, afirma. Por fim, como a organização deve ser mantida, a consultora sugere dar preferência a modelos com compartimentos internos e que não amassem os documentos.

Alguns cuidados
Quanto à utilização da mochila, outros cuidados também devem ser tomados. Ao tirá-la das costas, o ideal, segundo Maria Helena, é manter a peça sob a mesa, tanto no escritório quanto em um restaurante. No elevador, o acessório deve ser carregado nas mãos. “Nada é mais deselegante do que ocupar o espaço de duas pessoas”, afirma.

Outra precaução importante é ficar atento à violência urbana. Por isso, no carro ou no táxi, o ideal é manter a mochila no porta-malas, nunca no banco da frente. “Em alguns bairros com alta concentração de prédios corporativos, elas são sempre visadas já que é grande a chance de conter um notebook”, finaliza a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário