Uma adolescente norte-americana de 17 anos foi a vencedora do cobiçado prêmio de US$ 100 mil oferecido pela Intel Foundation a inovações e talentos da ciência e da pesquisa. A jovem Sara Volz, de Colorado, recebeu o prêmio principal por sua pesquisa que aumenta o teor de óleo de algas para a criação de uma fonte viável de biocombustível.
Na pesquisa de Sara, a alga produz óleo, que poder ser convertido em um combustível sustentável e renovável. No entanto, o combustível pode custar caro. Sara usou seleção artificial para estabelecer as populações de células de algas com alto teor de óleo, o que é essencial para um biocombustível economicamente viável. A pesquisadora, que construiu um laboratório em casa debaixo de sua cama suspensa, aproveita o mesmo ciclo de luz de suas algas para dormir.
O trabalho de Sara será publicado no meio científico e poderá ser aproveitado para a produção de biocombustível em escala industrial.
Fonte: http://www.transportabrasil.com.br/2013/03/adolescente-americana-ganha-premio-de-inovacao-por-descoberta-na-area-de-biocobustivel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário