
Quanto mais subimos na carreira, mais atenção deveríamos ter a estes aspectos, mas quando olhamos à nossa volta, muitas vezes acontece o oposto.
Ao subir a cargos de chefia e liderança, podemos cair na armadilha de reduzir a atenção em relação aos sinais emocionais que transmitimos à equipe. Alguns podem interpretar isto como arrogância, falsidade ou falta de bom senso. No entanto, muitas vezes não é nada disso, e somente nos esquecemos de cuidar da comunicação em 360 graus, e orientamos nossa atenção somente para chefes e clientes.
Um tipo de situação é o chefe reclamão. Trata-se daquele que fica resmungando todos os dias em relação a seus problemas, inclusive (ou especialmente) os pessoais.
Alguns exemplos de expressões comuns do chefe reclamão:
- “Estou sob muita pressão”
- “Não ganho suficiente para isto”
- “Não aguento mais resolver problemas”
- “Sobrou para mim novamente”
- “Estou trabalhando demais”
Para algumas pessoas, parece que quanto mais evoluem profissionalmente mais reclamam da vida. Estes se esquecem que ser líder, ou chefe, é exatamente isto… ter mais desafios, sofrer mais pressão, tomar decisões difíceis, e manter a equipe motivada. Em especial, o que mais esquecem é que estão ali porque conseguiram atingir o sucesso, e não por uma pegadinha do destino.
Este tipo de atitude e postura de comunicação só traz malefícios para a organização. O chefe reclamão cria um clima negativo e reduz a produtividade do grupo, além de não receber a solidariedade dos subordinados (já que dificilmente eles considerarão os problemas do chefe maiores do que aqueles que eles próprios tem).
Faça uma auto-análise e determine, nas últimas conversas que teve com sua equipe, qual foi seu “índice de reclamação”. Acostume-se a monitorar este tipo de atitude em sua comunicação. Um lamento esporádico não afeta ninguém, e pode até ser útil para destacar alguns itens de correção no trabalho, mas via de regra, aprenda a dar mais valor aos problemas de sua equipe do que aos seus.
Fonte: http://blogcoach.com.br/artigos/problemas-comunicacao-chefe/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=2747d3560b-Blog_Coach_71_21_2013&utm_medium=email
Nenhum comentário:
Postar um comentário