Motivação é um tema sempre presente no mundo corporativo e na vida das pessoas. Asteorias da motivação são muitas, tais como: Teoria X e Teoria T – de Douglas McGregor, Teoria da Motivação, Higiene – de Frederick Herzberg, Teoria ERG (existência,relacionamento e crescimento) – de Clayton Aldefer, Teoria de McClelland das Necessidades – de David McClelland, Teoria das Expectativas – Victor Vroom, Teoria da Equidade – Stacy Adams e Teoria da Modificação da Conduta – B.F.Skinner.
Uma das mais conhecidas é a Teoria de Maslow, que trata das hierarquias de necessidades humanas, também conhecida como Pirâmide de Maslow.
Abraham Maslow, psicólogo americano, dividiu em níveis as necessidades dos seres humanos, sendo que as necessidades de níveis mais baixos devem ser atendidas antes das de níveis mais altos. Sendo elas apresentadas da seguinte maneira:
- Necessidades básicas (ocupa a base da pirâmide), são as necessidades fisiológicas como a fome, sede, sono etc.
- Em seguida encontra-se a necessidade de segurança, sendo ela uma casa, com um emprego estável, seguros em geral, plano de saúde etc.
- Necessidades sociais, veem em seguida, com os sentimentos de pertencer a um grupo, de afeto, afeição;
- As necessidades de estima ocupam a quarta posição na pirâmide, sendo elas de reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecê-las nas outras pessoas;
- E no topo da pirâmide encontra-se a necessidade de auto-realização. Para que ela seja alcançada, as demais necessidades devem ter sido atendidas. É a motivação para realizar o melhor de si, sendo ela considerada a maior e mais verdadeira para o alcance da satisfação da natureza humana.

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/recursos-humanos/motivacao-teoria-de-maslow/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=2f116c4b47-Rede_O_Gerente_21_09_2012&utm_medium=email
Nenhum comentário:
Postar um comentário