Quando os primeiros computadores começaram a chegar ao brasil, nos anos 70, Eloy Tuffi, 61 anos, identificou um novo mercado: os cursos de informática para leigos. Hoje, a rede Microcamp conta com 150 escolas em 16 estados, e fatura R$ 180 milhões ao ano. Em 2012, a microcamp mira um novo alvo: os cursos para computadores da Apple
Por Marisa Adán Gil
Para leigos – “Aos 23 anos, fundei o meu primeiro negócio: uma escola de inglês, com quatro unidades, em São Paulo. Um domingo, meu irmão pediu que eu o levasse até o colégio dele, para acompanhar a chegada de um lote de computadores. Era uma novidade, nenhuma escola tinha esse equipamento. Naquele dia, vi duzentos moleques loucos para mexer com aquelas máquinas. Percebi que seria um grande filão. Logo depois, instalei computadores nas minhas escolas e abri incrições para cursos de informática.”
Festa no interior – “Em 1981, vivi um período de intenso estresse. Meu médico me aconselhou que mudasse de estilo de vida e fosse morar no interior. Fui para Campinas, e lá montei uma nova escola de informática, a Microcamp. Com o tempo, fui abrindo filiais em outras cidades — em 1989, já eram 19. Eram todas unidades próprias: eu costumava dizer que não venderia minhas lojas para ninguém. Mas fui obrigado a ceder. Os concorrentes estavam inaugurando dezenas de unidades, e eu estava começando a perder terreno. Entre 1993 e 2008 abrimos 93 franquias.”
De olho no Google – “Hoje, o melhor caminho para vender é a internet. Não poupo gastos para melhorar meu posicionamento no Google, e invisto em promoções nas redes sociais. Outra prioridade é a atualização. A cada seis meses, reestruturo os cursos e mudo todo o material didático. A molecada quer novidade.”
O futuro é Apple – “Neste ano, vamos lançar um novo formato de franquia, voltado para o sistema operacional da Apple. Para isso, criei uma nova marca, a McTech. Pretendo abrir 50 franquias da marca ainda em 2012. Mas não vou deixar para trás os cursos para Windows. Vamos abrir um novo mercado, sem perder o antigo.”
Festa no interior – “Em 1981, vivi um período de intenso estresse. Meu médico me aconselhou que mudasse de estilo de vida e fosse morar no interior. Fui para Campinas, e lá montei uma nova escola de informática, a Microcamp. Com o tempo, fui abrindo filiais em outras cidades — em 1989, já eram 19. Eram todas unidades próprias: eu costumava dizer que não venderia minhas lojas para ninguém. Mas fui obrigado a ceder. Os concorrentes estavam inaugurando dezenas de unidades, e eu estava começando a perder terreno. Entre 1993 e 2008 abrimos 93 franquias.”
De olho no Google – “Hoje, o melhor caminho para vender é a internet. Não poupo gastos para melhorar meu posicionamento no Google, e invisto em promoções nas redes sociais. Outra prioridade é a atualização. A cada seis meses, reestruturo os cursos e mudo todo o material didático. A molecada quer novidade.”
O futuro é Apple – “Neste ano, vamos lançar um novo formato de franquia, voltado para o sistema operacional da Apple. Para isso, criei uma nova marca, a McTech. Pretendo abrir 50 franquias da marca ainda em 2012. Mas não vou deixar para trás os cursos para Windows. Vamos abrir um novo mercado, sem perder o antigo.”
O QUE É: rede de escolas de informática voltada para as classes C e D ESTRUTURA: 150 unidades em 16 estados brasileiros, com um total de 3.500 funcionários, que ministram mais de 60 cursos diferentes FATURAMENTO EM 2011: R$ 180 milhões |
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI297373-17158,00-POPULARIZEI+O+ENSINO+DA+INFORMATICA+NO+PAIS.html
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