A Pesquisa CNT de Ferrovias, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, visa traçar um panorama do transporte ferroviário no Brasil e identificar os principais desafios do setor. O objetivo é promover o progresso do transporte nacional subsidiando a tomada de decisões estratégicas que resultem em benefícios para os clientes, para a população e para o transporte ferroviário como um todo.
O estudo faz uma análise dos principais corredores de escoamento de cargas. Na primeira parte, são avaliados os aspectos operacionais de cada ferrovia, como a produção ferroviária, carga embarcada, extensão, número de terminais, velocidade média comercial, tempo médio de percurso e peso médio por eixo de cada trecho ferroviário do corredor em questão. Na segunda fase, a pesquisa analisa a percepção dos principais clientes a respeito da qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias. Além disso, a pesquisa estuda os principais gargalos do sistema ferroviário e propõe soluções para o seu melhor desenvolvimento.
Após as concessões, houve um grande avanço do modo de transporte ferroviário no Brasil em termos de crescimento nos investimentos privados, produção, movimentação de cargas transportadas e redução do índice de acidentes. Entretanto, como indica a pesquisa, ainda é necessário ampliar a capacidade dos investimentos públicos e aumentar a densidade ferroviária. Assim, a pesquisa aponta a necessidade de investimentos da ordem de R$ 153,1 bilhões no sistema como um todo para garantir uma maior participação das ferrovias na matriz de transporte de carga.
O estudo faz uma análise dos principais corredores de escoamento de cargas. Na primeira parte, são avaliados os aspectos operacionais de cada ferrovia, como a produção ferroviária, carga embarcada, extensão, número de terminais, velocidade média comercial, tempo médio de percurso e peso médio por eixo de cada trecho ferroviário do corredor em questão. Na segunda fase, a pesquisa analisa a percepção dos principais clientes a respeito da qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias. Além disso, a pesquisa estuda os principais gargalos do sistema ferroviário e propõe soluções para o seu melhor desenvolvimento.
Após as concessões, houve um grande avanço do modo de transporte ferroviário no Brasil em termos de crescimento nos investimentos privados, produção, movimentação de cargas transportadas e redução do índice de acidentes. Entretanto, como indica a pesquisa, ainda é necessário ampliar a capacidade dos investimentos públicos e aumentar a densidade ferroviária. Assim, a pesquisa aponta a necessidade de investimentos da ordem de R$ 153,1 bilhões no sistema como um todo para garantir uma maior participação das ferrovias na matriz de transporte de carga.
Fonte: http://www.cnt.org.br/Paginas/Pesquisas_Detalhes.aspx?p=7
Nenhum comentário:
Postar um comentário