quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A importância do diálogo entre líderes e liderados

O ser humano se torna melhor quando consegue administrar as questões difíceis do dia a dia seja no trabalho, seja na sua vida pessoal. Quando os profissionais começam a conciliar suas necessidades individuais com os limites das outras pessoas, eles passam a ter melhores condições de tomar decisões mais acertadas e ponderadas. Eles se tornam profissionais melhores e também pessoas melhores. Para conquistar esse equilíbrio é preciso, muitas vezes, enfrentar conversas difíceis, como dizer ao seu chefe que não está satisfeito com a forma de avaliação ou ao seu colega que não gosta da maneira como ele faz críticas ao seu trabalho.
Nem sempre é fácil abordar alguém com uma temática delicada e a maioria das pessoas opta por evitar o conflito postergando e até piorando uma situação que deveria ser resolvida com um simples diálogo e troca de ideias. Na maioria dos casos, as pessoas têm receio de serem mal compreendidas, que tenham suas imagens arranhadas a partir de uma conversa difícil mal sucedida e se perguntam: ‘Como serei interpretado? De que forma isso fragiliza a minha imagem dentro da organização?’.
Para Denilson Grecchi, especialista do Grupo Bridge, os ambientes corporativos deveriam estar preparados para qualquer tipo de conversa. “O ideal é que o ambiente e as pessoas estejam sempre preparados para conversar sobre qualquer assunto, seja ele difícil ou não”, afirma. Denilson explica que o que chamamos de ‘relação de confiança’ não é construída do dia pra noite e que a coerência das atitudes com relação ao discurso é a base desse relacionamento. “Não há como estabelecer uma relação de confiança sem propor o diálogo, sem apresentar inquietudes e descontentamentos, seja por parte dos colaboradores, seja por parte dos líderes”, diz.
Quando os diálogos acontecem de maneira franca e sem ‘punições’, vínculos de confiança são gerados e, a partir disso, os resultados são impactados positivamente com muitos ganhos para as empresas e para os colaboradores, entre eles:
– Ambiente mais saudável. Menos tensão, menos angústia, mais humor, relacionamentos que funcionam e onde as pessoas sabem que podem contar com as outras.
– Ambiente se transforma mais rapidamente porque as pessoas estão abertas para soluções e novos cenários.
– Aumento da produtividade porque as pessoas sabem exatamente o que a empresa espera delas.
– Maturidade profissional. As pessoas ampliam suas consciências e amadurecem profissionalmente sempre que se posicionam. Trata-se de uma experiência importante e que melhora o relacionamento e o nível de confiança estabelecido no ambiente de trabalho.
Dicas práticas para as conversas difíceis
 Para Fernanda Macedo, também especialista do Grupo Bridge, existem algumas dicas para se ter essa conversa difícil. “Quando se está numa cultura onde não há muito espaço para o diálogo, o ideal é ir acompanhado de outras pessoas que compartilhem das mesmas sensações. Dessa forma, a conversa passa a ser direcionada por um senso comum”, diz.
Fernanda ainda aconselha a ‘não atacar ou ter uma postura defensiva’: “O melhor é que se tenha uma proposta de diálogo. A ideia é construir, agregar, trocar ideias. Uma dica é perguntar ao invés de afirmar, convidando o interlocutor a uma reflexão”, afirma.
Antes de ‘sair falando’ é fundamental que as pessoas se preparem. Para começar, é preciso ter certeza de que aquela conversa é mesmo necessária. “É importante que as pessoas avaliem: o impacto que vai causar no meu interlocutor, quais são os ganhos e as possíveis perdas, eu tenho argumentos e um posicionamento claro de onde quero chegar?”, diz a especialista. A partir dessa reflexão, é essencial equilibrar as emoções para que se tenha um diálogo promissor. “Jamais inicie uma conversa difícil nervoso, com raiva ou indignação. Equilibre suas emoções para depois agir em prol de uma mudança positiva onde se conquista novas perspectivas para os dois lados”, finaliza.
Foto: Pixabay
Fonte http://www.mundorh.com.br/importancia-do-dialogo-entre-lideres-e-liderados/

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