
A aprendizagem é um dos fatores mais importantes na criação de mudança organizacional. É uma ferramenta importante para ajudar a gerenciar e evoluir sua cultura. É também um elemento essencial na criação do tipo de melhoria contínua que contamos para o sucesso.
De acordo com a Fast Company, “Vale a pena investir em práticas centradas em pessoas, incluindo o treinamento, acessibilidade ao conhecimento e desenvolvimento profissional. Instituições que demonstram o maior compromisso com o seu capital humano parecem desfrutar das maiores recompensas financeiras”.
A maioria de nós aspira criar uma cultura em que os nossos funcionários estejam em constante crescimento e se esforçando e aprendendo. No entanto, não basta simplesmente arrastar as pessoas para uma sala e dar uma palestra de algumas horas, ou mesmo colocá-los na frente do computador para a aprendizagem autodirigida. Idealmente, nós queremos que eles queiram aprender, para em seguida, serem capazes de aplicar esse aprendizado e ajudar a manter e compartilhar esse treinamento com outras pessoas na organização.
Acontece que existem fatores que vão ajudar ou atrapalhar o aprendizado em qualquer organização. Porque tão importante quanto o treinamento são os momentos que se seguem à aprendizagem que são mais críticos, quando deve ser reforçada e posta em prática.
Estudiosos do comportamento organizacional identificaram sete aspectos que impedem a transferência do aprendizado:
- Falta de apoio dos pares;
- Falta de reforço do que foi aprendido no trabalho;
- Tempo e pressões no trabalho;
- Falta de autoridade;
- Percepção de irrelevância do programa de treinamento;
- Falta de apoio da organização;
- Resistência do grupo ao treinamento.
Quatro elementos de motivação também foram sido identificados:
- Agregação de valor no papel do funcionário na empresa;
- Recompensa;
- Apoio, em particular dos supervisores e colegas;
- Oportunidade de usar a aprendizagem.
O apoio e reforço (que inclui recompensas) surgem como alguns dos fatores mais importantes, e controláveis, nestas listas. Isso se encaixa bem com alguns dos resultados do nosso último relatório SHRM/Globoforce, que publicamos recentemente. Esse relatório também revelou o poder motivador de reforço positivo e recompensa:
Então, se você estiver procurando criar uma cultura de aprendizado e crescimento em sua organização, considere não apenas a qualidade do treinamento que você está oferecendo, mas também o que vem depois. E não descarte o poder de reforço positivo através do reconhecimento.
Autora: Darcy Jacobsen, Gerente de Marketing de Conteúdo da Globoforce
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